Laranja Mecânica
(A Clockwork Orange) – De Stanley Kubrick. Com Malcolm McDowell. Adaptação de uma fábula de ficção científica do britânico Anthony Burgess, este filmaço narra, num futuro indeterminado, o desajuste de um amante de Beethoven que comete atos de ultraviolência e passa por um processo de reinserção social. Supere um eventual mal-estar diante das sequências mais incômodas (são várias): trata-se de um filme fundamental. Drama/ficção científica, Grã-Bretanha, 1971, 137min. Max Prime, sábado, 16h20min
O Resgate do Soldado Ryan
(Saving Private Ryan) – De Steven Spielberg. Com Tom Hanks e Matt Damon. Spielberg foi mais bem-sucedido ao espetacularizar a sequência do chamado Dia D, no início do filme, do que ao desenvolver o drama do resgate do combatente que se perdeu dos companheiros, na sequência da história. Mas o filme é bom, de todo modo. Veja para concordar ou discordar deste escriba. Guerra, EUA, 1998, 166min. Telecine Touch, sábado, 22h
Amor, Plástico e Barulho
De Renata Pinheiro. Com Maeve Jinkings e Nash Laila. Um dos melhores filmes pernambucanos dos últimos anos (e são muitos!), este longa de estreia da diretora de arte de títulos como Baixio das Bestas (2006) examina os bastidores de uma banda de tecnobrega, com especial atenção a duas cantoras, uma jovem e ascendente, outra mais experiente e já lutando contra a decadência. Há uma certa plastificação das relações, espelhada na estética artificializada desse gênero musical que ganhou corpo no Nordeste neste século. Drama, Brasil, 2015, 95min. Canal Brasil, 0h de sábado para domingo
Cortinas Fechadas
(Pardé) – De e com Jafar Panahi e Kambuzia Partovi. Este é o menos badalado dos filmes que Panahi (o diretor iraniano de O Círculo e O Balão Branco) dirigiu às escondidas após ser condenado por subversão em seu país (desta safra, o melhor é Táxi Teerã, de 2015). Cortinas Fechadas narra a rotina de reclusão de um casal, com personagens que se confundem com a vida real, num misto de ficção e documentário. Drama, Irã, 2013, 106min. Max Up, madrugada de sábado para domingo, 0h05min
A Garota Ideal
(Lars and the Real Girl) – De Craig Gillespie. Com Ryan Gosling. Filme para conferir a ótima atuação do protagonista de Drive (2011), O Lugar Onde Tudo Termina (2012) e A Grande Aposta (2015) antes do estouro. A trama, sobre um sujeito extremamente tímido que faz de uma boneca inflável uma mulher de verdade (ele faz dela seu apoio emocional e a apresenta como sua namorada na pequena cidade em que vive), exige muito de Gosling. E ele se sai bem. O filme todo é bom. Drama, EUA, 2007, 106min. Telecine Touch, domingo, 13h45min
O Grande Lebowski
(The Big Lebowski) – De Ethan e Joel Coen. Com Jeff Bridges e John Goodman. Um dos mais divertidos filmes dos irmãos Coen, tem algumas das figuras mais marcantes de sua filmografia – e elas são muitas. A começar pelo protagonista, um hippie anacrônico que é confundido com um milionário, o que dá início à ciranda de erros típica dos longas da dupla. Comédia, EUA, 1998, 117min. Telecine Cult, domingo, 16h40min
Mamãe
(Mommy) – De Xavier Dolan. Com Anne Dorval, Antoine-Olivier Pilon e Suzanne Clément. O jovem diretor québécois de Eu Matei a Minha Mãe (2009) volta a falar da relação entre mães e filhos neste que é, talvez, o melhor filme de uma carreira que já pode ser chamada de prolífica – e irregular. A fotografia cheia de filtros está em sintonia com a energia descarregada pela dupla, e a chamada janela de projeção, quadrada, dá conta da opressão da qual o jovem é vítima. O momento em que a tela se abre para acomodar a felicidade que ele usualmente encontra é muito bonito. Detalhe: nos cinemas, o longa foi lançado no Brasil com seu título original, Mommy. Drama, Canadá, 2014, 139min. Max Up, domingo, 22h25min
A Noviça Rebelde
(The Sound of Music) – De Robert Wise. Com Julie Andrews e Christopher Plummer. Um dos grandes musicais do século 20, este longa histórico, vencedor de cinco Oscar, adapta uma montagem da Broadway inspirada nas memórias de sua personagem-título – uma noviça que sai do convento rígido em que vivia para trabalhar como governanta na casa do sisudo capitão Von Trapp, viúvo pai de sete filhos. Isso tudo na Áustria do final da década de 1930, período de II Guerra. Musical, EUA, 1965, 190min. Telecine Cult, domingo, 18h50min
TV ABERTA
Eles Voltam – De Marcelo Lordello. Com Maria Luiza Tavares e Geórgio Kokkosi. Muito bom filme brasileiro sobre a aventura de dois irmãos deixados à beira de uma estrada pelos próprios pais. Os dois são filhos da classe média, castigados por brigar no carro em uma viagem à praia. Inverossímil? Duvido você assistir e não "entrar" de cabeça na trama do longa, que foi o grande vencedor do Festival de Brasília e do IndieLisboa. Drama, Brasil, 2011, 100min. TV Brasil, sábado, 23h
Hotel Transilvânia (Hotel Transylvania) – De Genndy Tartakovsky. Esta animação, a mais rentável franquia da Sony no gênero (há uma continuação de 2015), se passa em 1895, no resort do título, que serve de refúgio para os monstros descansarem do árduo trabalho de perseguir e assustar as pessoas. Mais precisamente no fim de semana dedicado a comemorar o aniversário de 118 anos da filha do Conde Drácula – que acaba ganhando a presença de intruso humano. Animação, EUA, 2012, 91min. RBS TV, domingo, 14h