Terça-feira, 31 de maio, 10h30min. Retratos da Fama entra no estúdio do principal programa matinal da TV Globo, o Encontro Com Fátima Bernardes. Faltando 20 minutos para entrar no ar, ao vivo, Fátima já está lá. Roupa, cabelo e maquiagem impecáveis, ela transita entre a plateia, os convidados e a equipe, atenta aos últimos detalhes. Conversa com a banda de apoio, cumprimenta os artistas que serão entrevistados, posa para selfies com eles, repassa a ordem de cada assunto.
Às 10h50min, a luz vermelha sobre a câmera principal se acende, sinalizando que, finalmente, Fátima está no lar de milhões de brasileiros. Durante uma hora, ela comanda com maestria e confiança a atração que, mais do que carregar o seu nome, carrega sua personalidade. Tudo sem o menor sinal tensão ou ansiedade. Pudera, há quatro anos, essa é a rotina da apresentadora que trocou o maior telejornal do país, o Jornal Nacional, pelo entretenimento e tem agradado em cheio ao público.
Neste dia 25 de junho, o Encontro está de aniversário, e Retratos apaga as velinhas com o público, contando tudo o que rola nos bastidores deste sucesso de audiência.
Contagem regressiva, ação!
A plateia do Encontro é formada por 100 pessoas, previamente inscritas e selecionadas no site do programa. Elas chegam às 8h aos Estúdios Globo, fazem um lanche e, em seguida, recebem as orientações sobre o transcorrer da atração. No estúdio, são posicionadas em dois blocos de cadeiras com cinco fileiras cada um. Na primeira, bem em frente ao sofá dos entrevistados, fica quem terá alguma interação no decorrer do programa.
Apenas maiores de 18 anos podem participar, exceto quando crianças são convocadas de acordo com o tema ou convidado da vez. Foi assim naquele último dia de maio, quando MC Biel esteve entre as atrações, ao lado das atrizes Malu Mader, Carolina Ferraz e Ellen Rocche. Sucesso com a gurizada, o cantor fez a alegria dos pequenos.
Com a presença de crianças, aliás, o cuidado é redobrado em relação aos assuntos tratados. Na ocasião, um deles era o estupro coletivo de uma jovem carioca. Antes que o bloco com o tema começasse, todos os menores foram retirados da plateia e só retornaram após o intervalo, quando um novo tema, pertinente à idade deles, entraria na roda.
Nada escapa
Em geral, o programa tem três blocos e dois intervalos. Quatro câmeras no chão e uma grua (guindaste com uma câmera fixa em uma das extremidades, que capta as imagens do alto) não deixam nem um cantinho do estúdio fora de alcance. Segundos antes de cada volta ao ar, um sinal sonoro alerta. Dois funcionários orientam a plateia ao longo da atração, indicando, inclusive, a hora das palmas, puxadas por um deles.
Gentileza e simpatia parecem ser palavras de ordem na equipe de Fátima. O tratamento dispensado a cada pessoa presente é primoroso e cuidadoso. Na hora dos comerciais, a descontração predomina. Risos, brincadeiras, pessoas sendo chamadas pelo nome, tudo para fazer com que a experiência seja plena, e a diversão, garantida.
Mimo para a plateia
Para Fátima, o trabalho nao acaba quando as câmeras se desligam. Depois de se despedir do público de casa, é hora de atender quem foi até lá para vê-la. A apresentadora posa para fotos com todos da plateia. Em grupos, pra otimizar o tempo, mas não se nega quando um ou outro fura a barreira e pede uma selfie individual. No fim do dia, as imagens estão disponíveis no site do programa
Planejamento é alma do negócio
Cada Encontro que vai ao ar é pre-produzido com até duas semanas de antecedência. Na redação do programa, dois murais afixados nas paredes destacam as previsões da semana atual e da seguinte. É como um grande calendário semanal onde cada dia vai sendo preenchido bloco a bloco, atração por atração.
– Participo de tudo, de cada processo, mas a gente tem uma equipe muito afinada, isso me permite ficar absolutamente tranquila – diz Fátima.
É no dia anterior à exibição que o roteiro do programa é discutido detalhadamente e finalizado. Atores confirmados, uma equipe pesquisa tudo sobre eles: redes sociais, notícias, entrevistas. Esse material serve de apoio para que Fátima se prepare para o ao vivo.
– A Mariana Ximenes confirmou (ela esteve o programa do dia 2 de junho) e ela está vivendo uma feirante em Haja Coração, então, eu tenho que botar algum assunto relacionado ao personagem. Vou encontrar uma feirante – exemplifica.
Porém, é comum que o planejado dê lugar ao inusitado:
– Hoje recebemos um casal que, no primeiro dia que veio, não entrou porque foi o dia da condução coercitiva do Lula. A gente explica e remarca de acordo com a disponibilidade do convidado porque entrou um factual muito forte.
Voz do povo
A interatividade é uma das marcas do programa. O Encontro é recordista em manifestações na Central de Atendimento ao Telespectador (Cat), e atualmente, mais de 40% dos temas abordados vêm do público.
– Desde o dia em que falamos sobre nomes estranhos, por exemplo, não parou mais de chegar histórias. Abrimos espaço, toda sexta-feira, para as pessoas mandarem seus nomes com suas explicações. A pessoa se sente muito representada – avalia Fátima.
Essa aproximação é ainda mais evidente ao vivo, com a participação dos convidados.
– Uma plateia que se sente participante faz diferença no rendimento do programa. Hoje, por exemplo, eu ia colocar o Biel no palco com duas meninas que eu já tinha selecionado, e quando eu vi já tinham cinco. Quando tem crianças, elas circulam pelo palco muito à vontade, é muito engraçado – diz Fátima.
Transformação natural
Muito além dos temas, do serviço que presta ao público e das estrelas que são a cereja do bolo, o Encontro é, inegavelmente, Fátima. A comandante da atração é a alma do programa e um show à parte, seja dançando funk com Anitta, jogando capoeira com Rodrigo Simas ou lutando judô com Flávio Canto.
Nesses quatro anos, a transformação pela qual passou ao deixar o Jornal Nacional para se lançar ao entretenimento a deixou mais perto do público do que nunca. Popular, se posicionando como mulher, como mãe e permitindo se divertir com o que faz, sem medo de pagar mico, ela garante o sucesso que se comprova nos números.
– Seja a dancinha, uma gargalhada ou um tombo, aconteceu naturalmente. Imagina se eu fizesse 25 anos de jornal, sentada, entrevistando pessoas sérias, e, no dia seguinte, estivesse jogando capoeira. Não seria natural pra mim. No jornal, era mais difícil errar, aqui, não. Quando você dá um tropeço, troca o nome de alguém, é natural. O importante é aproveitar qualquer coisa que der errado e a gente mesmo tirar onda da gente, antes que alguém faça um meme, um gif e caia na internet. Rir de você mesmo é o melhor para o programa – atesta Fátima.
Sucesso de audiência
/// Março deste ano foi o melhor mês de audiência que o Encontro já registrou: 14,4 pontos.
/// O programa de maior audiência já registrada foi no dia 21 de março deste ano (segunda-feira), quando a atração manteve média de 18,3 pontos. Entre os convidados, estavam os finalistas do The Voice Kids.
/// Cada ponto de audiência representa 14.972 domicílios na Grande Porto Alegre, segundo o Kantar Ibope.
A dona das manhãs
/// Em comparação ao Mais Você, de Ana Maria Braga, e o Bem Estar, com Fernando Rocha, Encontro é o que tem maior audiência em 2016. Confira os pontos de cada um na Grande Porto Alegre.