Há uma geração que cresceu nos 1990 tentando coletar 120 estrelas em Super Mario 64, que mudavam o dia para a noite em The legend of Zelda: ocarina of time e que amontoava-se na casa de um amigo ou na locadora de videogame para trocar tiros em GoldenEye 007. Tudo começou no dia 23 de junho, quando o console Nintendo 64 foi lançado no Japão.
O videogame ainda utilizava cartuchos, o que manteve o hábito daqueles consumidores que sopravam as fitas para fazer o jogo funcionar. O hardware já era ultrapassado em meados dos anos 1990, pois a concorrência – Saturn e PlayStation – já lançava seus títulos em CD-ROM.
Leia mais
Descubra o que acontece no seu cérebro enquanto você está jogando
Inovador, "Street Fighter 2" completa 25 anos e continua rendendo sequências
A decisão da Nintendo de continuar usando cartuchos no console acabou prejudicando o lançamento de títulos para o videogame. Além do custo dessa mídia ser maior, sua capacidade de armazenamento era inferior ao CD-ROM. Isso acabou afastando grandes desenvolvedoras de games, como a Squaresoft, responsável pela franquia Final Fantasy.
Os principais jogos do console foram produzidos pela própria Nintendo e pela Rare, desenvolvedora que agora pertence à Microsoft.
Relembre abaixo quatro títulos essenciais do Nintendo 64:
1) Super Mario 64
Mario Kart 64 colocava as jovens amizades em risco em suas disputas. Afinal, uma maneira de enfurecer o coleguinha naquela época era lançar uma casca de banana para tirar o adversário da pista. Mario Party e Super Smash Bros. também traziam lá os seus conflitos. Mas foi Super Mario 64, uma aventura solo do encanador bigodudo, que revolucionou os games na época com o seu 3D.
2) Goldeneye 007
Baseado no filme 007 contra Goldeneye (1995), este game 3D de tiro em primeira pessoa fez um enorme sucesso não só pelo seu desafio solo, mas também por conta de seu modo multijogador que podia dividir a tela em até 4 jogadores.
3) The legend of Zelda: ocarina of time
Tocar uma ocarina para virar adulto ou voltar a ser criança. Ou trocar o dia pela noite. Cavalgar com Epona na terra de Hyrule. Eram várias as possibilidades no quinto jogo da cronologia oficial da série Zelda, que marcou época por ser o primeiro com gráficos 3D da franquia. E não foi só sucesso de público: é até hoje o jogo mais bem avaliado no site agregador de criticas Metacritic, com 99 pontos.
A trilha sonora, composta pelo japonês Koji Kondo, ainda pode inspirar nostalgia:
4) Perfect dark
Versão aprimorada da mecânica de Goldenye 007 e destacando-se por sua qualidade, neste game de tiro em primeira pessoa os jogadores assumiam o papel da agente Joanna Dark.