Os bombeiros interditaram, na manhã desta quarta-feira, o Complexo Cultural formado pelo Theatro São Pedro e o Multipalco. Uma vistoria identificou que o sistema de combate a incêndio está inoperante e que não há plano de prevenção. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Boate é interditada em Porto Alegre por suspeita de exploração sexual de adolescentes
Theatro São Pedro fecha para visitação e demite três funcionários
Entenda como problemas com o PPCI podem cancelar shows
Até mesmo os extintores estavam vencidos. Depois da inspeção, feita por determinação do Judiciário, apenas o restaurante que funciona no local está liberado.
– Interditamos porque não havia os itens mínimos de segurança, e isso coloca em risco os frequentadores – disse o capitão dos bombeiros Cássio Conzatti.
A fundação que administra o complexo admite as falhas e diz que tentará corrigi-las o mais breve possível. Segundo o chefe de gabinete da presidência, José Roberto Moraes, não havia verba para a troca dos extintores. Agora, de forma emergencial, serão utilizados recursos da Associação Amigos do Theatro São Pedro.
O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), que tramita há cerca de dois anos, ainda precisa de alterações. Após os apontamentos dos bombeiros ao primeiro projeto, os novos documentos ainda não foram apresentados. Segundo o capitão Conzatti, somente a troca dos extintores não será suficiente para a liberação. É necessário apresentar o PPCI que cumpra a todas as exigências previstas em lei.
A fundação entrará com uma liminar na Justiça nesta tarde para tentar viabilizar a liberação imediata do local. Até agora, não foi cancelado o espetáculo do Guri de Uruguaiana, marcado para a noite desta quarta.
* Matheus Schuch, Rádio Gaúcha