45 anos depois de ser lançado no disco IV da banda inglesa Led Zeppelin, o clássico Stairway to Heaven põe os dois líderes da banda sob o julgamento do tribunal do juri de Los Angeles.
O motivo é a similaridade dos acordes iniciais da música do Led Zeppelin gravada em 1971 com a canção instrumental Taurus, lançada pela banda norte-americana Spirit em 1968.
Compare as duas canções:
A ação foi movida por Michael Skidmore, representante de Randy Wolfe (também conhecido como Randy California), antigo guitarrista do Spirit. Skidmore lembra que as bandas tocaram juntas entre os anos de 1968 e 1969, momento em que Jimmy Page pode ter se inspirado nos acordes de Wolfe.
Leia mais:
Em vídeo: Jack White e Robert Plant tocam Led Zeppelin
8 músicas do Led Zeppelin que Robert Plant tocou nos seus shows no Brasil
Em autobiografia, ex-Runaways afirma ter sido convidada para tocar com Led Zeppelin
Segundo o The Guardian, o juiz distrital responsável pelo caso, Gary Klausner, afirmou que um juri poderia encontrar "similaridades substanciais" entre os dois primeiros minutos de ambas as canções. Trechos estes que seriam indiscutivelmente "os mais importantes e reconhecíveis das canções".
Já a defesa do Led Zeppelin afirmou que a progressão de acordes do trecho é tão "clichê" que não merecia proteção de copyright.
Jimmy Page e Robert Plant irão a julgamento no dia 10 de maio.
Outras canções do Led Zeppelin apresentam similaridades com músicas lançadas anteriores. The Lemon Song, do disco II (1969), é muito comparada com Killing Floor, do bluesman Howlin' Wolf:
Já Whole Lotta Love, do mesmo álbum, é comparada à canção You Need Love, de Muddy Waters.
O tema instrumental Black Mountain Side, de 1969, é muito comparado a Black Water Side, de Bert Jansch.
A canção Babe I'm Gonna Leave You, creditada aos integrantes do Led Zeppelin no primeiro disco, é muito semelhante à música de mesmo nome composta por Anne Brendon e gravada por Joan Baez em 1963.