Instrumentista estudioso, letrista talentoso e performer único, Prince usou de suas numerosas qualidades para tornar-se um dos artistas mais influentes da história da música. Com 39 discos de estúdio, que o ajudaram a atingir a marca de mais de 100 milhões de álbuns vendidos, e mais de 100 singles, cinco deles com a marca de número um das paradas americanas, tornou-se também um dos mais prolíficos músicos do pop – entre 2014 e 2015, Prince lançou quatro álbuns.
Leia mais:
Morre, aos 57 anos, o cantor Prince
Dois discos simultâneos recolocam Prince no olimpo da música pop
Prince anuncia que publicará suas memórias
Confira uma lista de 10 músicas que ajudam a entender a (longa e exitosa) carreira de Prince:
1. I Wanna Be Your Lover (1979)
Faixa de seu segundo disco, Prince, lançado em 1979 (quando o cantor tinha recém completado 21 anos), I Wanna Be Your Lover é o primeiro grande sucesso de Prince, emplacando duas semanas no topo das paradas de r'n'b dos Estados Unidos. Antes, Prince havia lançado dois singles de seu primeiro álbum, For You, mas não alcançou o sucesso esperado. Esta foi também a primeira música do cantor a chegar no Reino Unido.
2. When Doves Cry (1984)
Prince tornou-se Prince com Purple Rain, trilha sonora do filme de mesmo ano e um dos discos mais vendidos da história. Ainda que a faixa-título tenha sido um grande sucesso, os dois grandes hits deste disco são outras músicas. When Doves Cry, primeiro single do álbum, foi a primeiro das nove músicas de Prince a chegarem ao topo das paradas dos Estados Unidos. É considerada pela revista Rolling Stone uma das 500 melhores músicas de todos os tempos.
3. Let's Go Crazy
O segundo grande hit de Purple Rain, em contrapartida ao funk When Doves Cry, é o rock 'n' roll Let's Go Crazy, faixa que abre tanto o álbum quanto o filme. É também a música que normalmente abria a sessão de sucessos dos shows de Prince. Foi a segunda música do artista a alcançar o topo das paradas dos Estados Unidos, fazendo muito sucesso também em outros países.
4. Purple Rain (1984)
A faixa-título do álbum de maior sucesso de Prince é também um dos grandes hits da carreira do cantor. Gravada ao vivo durante um show, a música foi trabalhada e editada em estúdio, tendo uma de suas estrofes cortada e vocais adicionados pelo cantor. Marca a estreia do guitarrista Wendy Melvoin na banda The Revolution, que acompanhava Prince.
5. Kiss (1986)
Terceira música de Prince a alcançar o número um das paradas americanas, Kiss entrou aos 45 minutos do segundo tempo no álbum Parade. O músico havia dado a composição de presente para a banda Mazarati, que mudou o conceito da música, que era uma espécie de blues acústico e foi transformada em algo dançante e funkeado. Prince gostou tanto das mudanças que pediu a faixa de volta e a incluiu no disco.
6. Batdance (1989)
Como consequência de seu sucesso massivo, Prince foi chamado para compor a trilha sonora de Batman (1989), filme dirigido por Tim Burton, que tornou-se um dos blockbusters do final dos anos 1980. Do disco, saiu o quarto número um de Prince nas paradas americanas: Batdance, cujo clipe mostra Prince fantasiado de Coringa em uma metade do corpo e Batman em outra.
7. Nothing Compares 2 U (1990)
Composta por Prince para o seu projeto paralelo The Family, Nothing Compares 2 U acabou se tornando sucesso na voz da cantora irlandesa Sinéad O'Connor. O clipe, um dos mais icônicos da história, mostra apenas o rosto triste da cantora.
8. Cream (1991)
Os anos 1990 mantiveram Prince entre os artistas mais escutados no mundo. Seu álbum Diamonds and Pearls, de 1991, rendeu a ele muitos hits, sendo o maior deles Cream, quinto número um de Prince nas paradas.
9. Screwdriver (2013)
Com uma banda formada só por mulheres, a 3rdEyeGirl, Prince voltou à gravadora Warner Bros, onde começou sua carreira, e lançou seu 36º álbum, Plectrumelectrum, que tinha como single Screwdriver. O álbum foi lançado simultaneamente com Art Official Age, dando mostras de que o artista mantinha seu fluxo intenso de composição.
10. Funkroll (2014)
Art Official Age foi lançado simultaneamente com Plectrumelectrum, em 2014, e mostra o artista apostando no funk pop que o fez um dos artistas de maior sucesso e mais influentes da história. Prince ainda lançaria HITnRUN Phase One e HITnRUN Phase Two antes de morrer, em 21 de abril de 2016.