Vários primeiros passos de carreiras musicais já foram dados no festival Canto Livre, que chega à quarta edição neste ano. A competição, cujos participantes devem ser estudantes (podendo ser de colégios ou universidades, da rede pública ou particular), oferece estrutura profissional e técnica de apoio e premia as melhores interpretações vocais individuais em dinheiro. O evento ocorre nos dias 19 e 20 de maio, no Teatro CIEE, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas até sábado por aqui. Cada candidato precisa enviar uma música gravada para a seleção.
Leia mais
Cantora Ana Muniz lança disco que marca transformação pessoal e musical
6º Festival Internacional Sesc de Música começa nesta segunda, em Pelotas
O Canto Livre começou em Santa Rosa, em 2010, e veio para Porto Alegre em 2012, repetindo a dose em 2014. Para a final, serão escolhidos 30 participantes nas categorias infantil (de 7 a 10 anos), infanto-juvenil (de 11 a 14 anos) e juvenil (de 15 a 18 anos), e, pela primeira vez, até 15 da categoria universitária (sem limite de idade), totalizando 45 nomes. Os vencedores recebem troféus e uma premiação que varia entre R$ 400 e R$ 1.700.
– A gente pensou 'como podemos ajudar a botar uma sementinha na qualidade da música?', e aí veio a ideia do festival. Queremos trazer o lado poético de volta à música. Por ser com jovens, temos acompanhamento pedagógico sempre – explicou Márcia da Costa, sócia da Gaia Cultura e Arte, empresa organizadora do evento.
Com dois discos já lançados, +Sol+Riso e B.U.S.C.A.I, Ana Muniz, 19 anos, participou da competição em 2012, ficando em terceiro lugar. A cantora declara que se sentiu valorizada e acredita que o festival é um bom incentivo para os jovens fazerem arte.
– Um aprendizado bem bonito que ficou foi que cada artista é único, e é importante prestar atenção em cada um – disse.
Camila Orsatto, 17 anos, ganhou primeiro lugar na segunda edição do evento e hoje cursa Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela pretende se inscrever neste ano novamente.
– Me ajudou muito na parte da performance. Os instrumentistas dão uma boa base para os cantores, e conheci músicos com quem fui fazer parcerias depois – contou Camila.
Nos dias de apresentações, os concorrentes estarão acompanhados da banda Conexão Brasil, com arranjos pré-escolhidos pelos candidatos. O grupo Chama Violeta faz um show no dia 19 como convidado, e Papas da Língua no dia 20. O júri que escolherá os vencedores desta edição é composto por músicos, jornalistas e personalidades da música do Rio Grande do Sul: Mônica Tomasi, Marisa Rotenberg, Tiago Ferraz, Maria Luiza Benitez e Juarez Fonseca. O festival é patrocinado pela Tim.