É claro que o hip hop brasileiro ganhou fôlego nos últimos anos, com nomes como Emicida, Criolo e Projota emplacando sucessos e levando o gênero a um patamar que não ocupava desde o final dos anos 1990 – com Racionais MC’s, MV Bill e Sabotage. Mas não é só disso que se alimenta Rael, rapper que realiza show nesta quinta em Porto Alegre: na apresentação, o músico deve mostrar influências que vão da música negra brasileira ao jazz norte-americano, tudo envolto por bases dançantes e letras românticas.
Nascido na periferia de São Paulo e criado em uma família de amantes de música, Rael se diz influenciado pelo chorinho tocado por seu pai no acordeom, pelo reggae cantado por seu irmão no violão e pelas composições religiosas que a mãe cantava na igreja. Não é coincidência, portanto, que seu rap seja marcado por passeios por outros gêneros – além de rimar, Rael canta.
Leia mais:
Criolo inicia turnê festiva por Porto Alegre
Baixista do Iron Maiden afirma que banda está nos seus "últimos anos"
Banda Lítera narra romance histórico em ritmo indie
– Minha criação foi muito mágica, porque minha família escutava música todo o dia. Quando comecei a compor, isso surgiu naturalmente. Acho que deixou meu ouvido um pouco mais refinado – conta o rapper, que resume tudo comparando dois nomes importantes em sua trajetória. – Não é porque conheci Tupac que esqueci Luiz Gonzaga.
Em Diversoficando, EP lançado no ano passado e que dá base ao show de hoje, no Opinião, o músico enfileira sete músicas em pouco mais de 24 minutos: há uma releitura de Caetano Veloso (O Hip Hop é Foda, Pt. 2), um samba romântico (Envolvidão), rap com pitada de reggae (Ser Feliz) e versões acústicas. Na apresentação, ele avisa, haverá espaço para sucessos dos outros discos, como Ela Me Faz, Coração e Semana:
– Sempre procuro trazer coisas diferentes, mostrar minhas influências, apresentar meu trabalho antigo. Às vezes, canto Marvin Gaye, Bob Marley, Sam Cooke. Vamos ver o que vai aparecer aí em Porto Alegre.
Rael
Quinta, às 23h.
Opinião (José do Patrocínio, 834), na Capital.
Ingressos: R$ 45 (promocional – primeiro lote) e R$ 80 (inteira – primeiro lote).
Pontos de venda: lojas Youcom dos shoppings Bourbon Wallig (sem taxa), Praia de Belas, Bourbon Ipiranga,Barra Shopping Sul e Bourbon Novo Hamburgo e lojas Multisom (Andradas, 1.001; Canoas Shopping e Bourbon São Leopoldo). Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e acompanhante (nas lojas Youcom).