No mesmo dia em que ZH noticiou a agonia da sala P.F. Gastal, um grupo de cinéfilos de Porto Alegre iniciou uma mobilização virtual para discutir soluções à manutenção do local. Uma comunidade foi criada no Facebook para reunir pessoas que queiram participar – PF Gastal Aberta!
Leia mais:
Daniel Feix: as razões da agonia da Sala P.F. Gastal
Os filmes e a palavra dos curadores da mostra Nuevos Cines
Um logotipo também foi criado. O estudante de Design Eric Pedott foi o responsável pela imagem. Segundo ele, a inspiração uniu o amor pelo cinema e o propósito de resistência.
– Da parte gráfica, resolvi acrescentar o punho cerrado por geralmente ser utilizado como símbolo de resistência junto do rolo do projetor, por ter sido nessa sala o primeiro local no qual assisti um filme em 35mm – explicou Pedott, referindo ao longa Celine e Julie Vão de Barco (1974), do cineasta francês Jacques Rivette.
Inaugurada em maio de 1999, a Sala P.F. Gastal foi responsável por apresentar na Capital a filmografia de grandes nomes do cinema mundial com Rivette, Jim Jarmusch e Apichatpong Weerasethakul. O espaço foi fechado para o tradicional recesso de Ano Novo e só voltou a funcionar, desde então, em caráter provisório, para a realização de mostras consideradas especiais, como Nuevos Cines, que teve início nesta terça-feira.