A conexão física e psicológica impressa na relação entre mãe e filho desde o ventre guarda em si potentes elementos dramatúrgicos, volta e meia explorados no cinema nos mais diferente registros, do melodrama à comédia de costumes.
Estreando no circuito, o longa-metragem austríaco Boa Noite, Mamãe ilumina este tema por um aspecto mais sombrio e perverso. Conta a história de dois irmãos gêmeos de nove anos que desconfiam que sua mãe não é a mulher que retornou do hospital com o rosto coberto por ataduras.
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Os diretores Severin Fiala e Veronika Franz exploram o conflito decorrente da dúvida dos meninos Lukas (Lukas Schwarz) e Elias (Elias Schwarz) diante daquela figura estranha (Susanne Wuest) com quem não conseguem firmar contato visual – fundamental no fortalecimento do elo entre criança e adulto –, costurando elementos de suspense e terror.
Em seus primeiros movimentos, a trama lança o espectador no desajustado universo, paradoxalmente ambientado em um lugar bucólico, que Lukas e Elias exploram. Correm pelo campo, adentram cavernas escuras, aventuram- se pelo ossário de um cemitério e nadam no lago próximo.
Dentro da casa, porém, o ambiente tornou-se tenso e claustrofóbico com a chegada daquela figura de rosto ainda desfigurado por uma cirurgia – e com o humor instável em razão disso. Sua presença desestabiliza os meninos.
Enquanto deixa o espectador tateando para absorver as razões desse estranhamento, juntando pistas aqui e ali sobre o que é real e o que é projeção da fértil mente infantil, Boa Noite, Mamãe regula com eficiência sua tensão narrativa. A virada do suspense para um horror mais gráfico e violento também é bem conduzida. Na sua reta final, porém, o filme busca satisfazer o público que gosta de ter suas expectativas atendidas pelo roteiro. O que era dúvida e intuição fica por demais explicado.
Boa Noite, Mamãe foi apresentado pela primeira vez no Brasil em maio de 2015, no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre – Fantaspoa, no qual ganhou o prêmio de melhor roteiro. A produção representou a Áustria na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Boa Noite, Mamãe
De Severin Flala e Veronika Franz
Suspense / terror, Áustria, 2015, 100 minutos, 16 anos.
Cotação: 4 / 5