Desde que A Regra do Jogo estreou, Toia, a mocinha interpretada por Vanessa Giácomo, foi enganada diversas vezes por Romero (Alexandre Nero). E, como a maior parte das heroínas passadas para trás, sofreu duras críticas de telespectadores - principalmente nas redes sociais. Ganhou até o apelido de "Chatoia" - usado por Giovanna Antonelli em cena. Mas esta fase, definitivamente, passou. Nos próximos capítulos, a jovem provocará um incêndio para matar o ex-vereador (só que ele ressurgirá vivo depois); chantageada, dará toda a sua fortuna para a vilã Atena (Giovanna); confessará seu crime e se entregará à polícia. Uma virada que promete movimentar as últimas semanas da novela das nove, exibida pela RBS TV, porém, não surpreende sua intérprete.
- Sempre tentamos fazer dela uma mulher que ia atrás dos seus sonhos, guerreira. Toia nunca foi uma mocinha romântica tradicional - defende Vanessa.
Leia mais:
"A Regra do Jogo": Tóia muda o visual e prepara vingança contra Romero
José de Abreu fala sobre papel: "Gosto da polêmica, eu a alimento"
"Adoro o estilo da Belisa. É sexy e agressivo", diz Bruna Linzmeyer
Na trama, influenciada por Atena, Toia dopará Romero e vai colocar fogo no cativeiro em que o bandido a manteve presa. Depois, a mocinha dirá à polícia que o fogo foi acidental. Uma passagem de tempo acontece e Atena reaparecerá na vida de Toia para chantagear a rival, que pode denunciá-la pelo crime. A heroína então decide transferir não o que a integrante da facção quer, mas toda a sua fortuna.
E, com a consciência pesada, resolve também se entregar à polícia.
- Sou muito ansiosa, fico esperando o que vem do autor, cada capítulo chegar - conta Vanessa, empolgada.
A atriz, que tem 32 anos e nasceu em Volta Redonda (RJ), diz que nunca se incomodou com críticas do público à personagem. Afinal, nunca esteve em discussão seu talento ou sua capacidade de atuação. Para Vanessa, os comentários sempre foram resultado do próprio interesse desses telespectadores no folhetim.
- Recebi tudo numa boa. Acho que as pessoas se envolvem tanto com a trama que ficam com raiva do que estão vendo. É natural em uma novela, até que a história seja concluída. Estou esperando o desfecho que o João (Emanuel Carneiro, o autor) vai dar aos personagens - explica.
Atriz é acostumada a viver protagonistas
Em A Regra do Jogo, Toia vivia um amor intenso com Juliano (Cauã Reymond), mas suas desconfianças em relação à índole do sogro Zé Maria (Tony Ramos) sempre prejudicaram a vida do casal. Cada vez mais convicta de que o pai do noivo era um bandido e confiando cegamente no falso altruísmo de Romero, o caminho natural foi se envolver com o ex-político e se afastar de Juliano. Agora, na reta final, Vanessa não tem ideia de como anda a torcida do público.
Às vésperas de encerrar mais um trabalho como protagonista - sua estreia na TV, em 2004, já foi nesse posto, ao interpretar a personagem-título da novela Cabocla, na Globo -, Vanessa garante que nunca mudou em função de seu sucesso na profissão. A atriz é taxativa ao dizer que faz tudo que tem vontade e que odeia ter de se privar de algo que gosta em função de ser uma pessoa pública.
- Tem gente que ama se ver o tempo todo nas revistas, mas eu não tenho essa necessidade. É importante, guardo matérias legais que fiz, mas gosto de uma vida simples. Meus momentos mais felizes estão na simplicidade, tipo quando encontro meus amigos de infância - afirma.