Conhecida por filmes como Em um Mundo Melhor (2010) - vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2011 -, a diretora dinamarquesa Susanne Bier assumiu a missão de adaptar a obra de John Le Carré para o cinema. A seguir, ela fala mais sobre a série The Night Manager, que estreia nesta segunda-feira, às 22h30min, no canal AMC (disponível na Sky).
Você é conhecida, principalmente, por dirigir filmes. O que a atraiu para este projeto de The Night Manager?
Sempre fui uma tremenda fã de John Le Carré, então agarraria a oportunidade de fazer qualquer coisa dele. O drama todo é muito enigmático e possui um aspecto de thriller, mas também é muito psicológico. Achei tudo isso irresistível e topei.
O que o público pode esperar da sua adaptação para a TV?
A série é um drama que explora um mundo onde a linha entre o bem e o mal é completamente preto e branco. Porém, ainda somos atraídos para a escuridão. Você nunca tem certeza se Jonathan Pine (Tom Hiddleston) realmente está do lado certo. A história vê Pine entrar no mundo de Richard Roper (Hugh Laurie). É um mundo muito sexy, atraente e fascinante para o qual o público não consegue deixar de ser atraído, mesmo que lá no fundo de nossas mentes saibamos bem que não deveríamos.
Quais foram os desafios para levar essa história à TV?
O principal desafio foi traduzir a complexidade do romance de Le Carré para manter o suspense e a emoção e, ao mesmo tempo, não perder o fato de que nada é simples. Também foi desafiante tornar a história, escrita há mais de 20 anos, contemporânea. O livro original está ambientado na América do Sul, modernizamos o drama de modo que a zona de conflito passou a ser o Oriente Médio. Também mudamos alguns dos personagens, especialmente para tornar as mulheres mais contemporâneas e mais empoderadas.
Por que achou que a história seria melhor contada em uma série de TV do que em filme?
Da mesma maneira que outros diretores, percebi que hoje existem grandes roteiros na televisão e que existe algo incrivelmente desafiador em lidar com uma grande narrativa. Penso que isso realmente não caberia em duas horas, porque é uma história muito rica. Os personagens têm muitas nuances, e parte daquilo que faz uma série de TV é o fato de que todos os personagens secundários são interessantes, fascinantes e complexos. Foi tão emocionante contar com toda uma galeria de personagens incríveis e divertidos e não poder prever para que lado eles iriam.
SERVIÇO
The Night Manager
Estreia da série, nesta segunda-feira, às 22h30min.
AMC (disponível na Sky)
Leia mais sobre TV e Entretenimento