Um dos gêneros mais prolíficos do Brasil receberá uma homenagem à altura em Porto Alegre. Um supergrupo formado por Paralamas do Sucesso, Paula Toller, Nando Reis e Pitty subirá ao palco em 3 de abril para cantar sucessos do rock nacional – o local exato do show não está confirmado. A apresentação, que será gratuita, faz parte do projeto Nivea Viva, que já trouxe à Capital tributos a Tim Maia, Elis Regina, Tom Jobim e ao samba. Além de Porto Alegre, Rio, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e São Paulo recebem shows.
A turnê foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, em São Paulo, com a presença dos astros e de Liminha, produtor musical responsável pelo projeto. Segundo ele, a escolha pelo rock era inevitável, já que a proposta é homenagear marcos da música nacional. Para o produtor – que também subirá ao palco para tocar baixo – os anos 1980 deverão receber maior atenção, devido ao sucesso que o rock nacional fez neste período.
– Não vamos contar só a história da música, mas também a história do Brasil – corrobora Nando Reis, empolgado com os shows.
Leia mais:
Criolo e Ivete Sangalo cantam sucessos de Tim Maia
Conheça Snoop Dogg, que se apresenta como DJ em Porto Alegre em março
Depois de acidente com vocalista, Tópaz recruta antigo músico e volta aos palcos
O repertório fará uma "antologia cronológica do rock nacional", segundo Monique Gardenberg, diretora artística do projeto. Desde Celly Campello, Mutantes, Jovem Guarda e Tropicália, passando por Raul Seixas, Chico Science e Raimundos, chegando a Charlie Brown Jr. e Los Hermanos, o setlist deve contar a história do gênero no país. O rock gaúcho não deve receber atenção especial.
– Sei de cor o repertório de de todos aqui, e agora vamos tocar juntos. O quão legal é o mundo? – comemora Pitty – Ouvir esses caras me trouxe a ideia de que o rock em português é possível, e se hoje eu escrevo em português é muito por causa muito deles.
Dando suporte aos intérpretes haverá uma banda formada por João Barone (baterista dos Paralamas do Sucesso), Bi Ribeiro (baixista, também dos Paralamas), Dado Villa-Lobos (guitarrista da Legião Urana), Mauricio Barros (tecladista do Barão Vermelho), Rodrigo Suricato (guitarrista da banda Suricato) e Liminha, que, além de tocar baixo, trabalha como diretor musical do projeto.
– Formamos um time que tem muitos hits. Estou muito feliz por poder contar uma história de onde eu vim, uma história da qual todos nós conseguimos fazer parte e influenciar – resumiu Paula Toller.
Vídeo: artistas falam sobre músicas fundamentais do rock brasileiro