Foi em setembro de 1980 que a palavra besteirol surgiu em uma crítica teatral. Macksen Luiz a usou para rotular As Mil e uma Encarnações de Pompeu Loredo, comédia escrita por Mauro Rasi e Vicente Pereira, na qual o esoterismo era abordado sob o prisma de um humor desabrido que não conhecia os limites do politicamente correto.
Lauro Ramalho e Claudio Benevenga atuam juntos em espetáculo de humor no Porto Verão Alegre
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Alusões cinematográficas, sátira aos costumes da sociedade brasileira, paródia, travestimento masculino são algumas das características dessa variante da Comédia de Costumes que surgiu no Rio de Janeiro oitentista. Em 1981, Mauro Rasi escreveu A Receita do Sucesso e, no ano seguinte, Pedro Cardoso e Felipe Pinheiro apareceram com Bar Doce Bar. E um novo traço começou a surgir nos espetáculos do besteirol, a saber, a estrutura dramatúrgica elaborada a partir de esquetes, herança que o gênero assimilou do Teatro de Revista. Esse aspecto fragmentado também serviu como argumento para os críticos. No dia 22 de junho de 1985, Gerd Bornheim foi convidado pelo Jornal do Brasil para analisar aquele fenômeno teatral e escreveu: "Mas, prudentemente, os espetáculos não se alongam muito". O filósofo também apontava para um aspecto superficial nas encenações. Miguel Falabella respondeu a Bornheim no mesmo jornal dizendo que: "Do meio desta balbúrdia, uma verdade parece saltar aos olhos: os tempos mudaram e se exige uma nova dramaturgia".
Falabella com Mauro Rasi, Vicente Pereira, Pedro Cardoso, Felipe Pinheiro, Maria Lúcia Dahl e Luiz Carlos Góes formam o coletivo de autores que marcou a década de 1980 com espetáculos como A Mente Capta, Classificados Desclassificados Pedra, A Tragédia, Nada e Sereias da Zona Sul. Não demorou para que a televisão descobrisse nesse grupo um potencial criativo que revolucionasse o humor televisivo. Rasi, Pereira, Cardoso, Pinheiro e Falabella são chamados pela TV Globo para atuarem como roteiristas da TV Pirata, programa que marcou época na televisão brasileira e que, atualmente, é reprisado no Canal Viva.
Passaram- se anos e o besteirol foi deixando herdeiros. Certamente, um dos mais bem sucedidos foi a Terça Insana, espetáculo idealizado por Grace Gianoukas, que se manteve em cartaz, de forma ininterrupta, durante 13 anos. Falabella também revisita o gênero constantemente em seu Pé na Cova. O nome Zoltan, que batiza a personagem interpretada por Diogo Vilela no humorístico, foi uma descoberta de Vicente Pereira. Em 1975, Pereira escreveu um texto teatral chamado A Estrela Dalva. E nele há um médico chamado Zoltan. Como ele chegou a este batismo para sua personagem? Trata-se do nome de um dos filhos da atriz e símbolo sexual Jayne Mansfield. Nada pode definir melhor a essência do besteirol do que uma referência como essa.