A Tópaz voltou. Depois de um ano e meio parada por conta de um grave acidente com o vocalista e guitarrista Cris Möller, que o deixou 17 dias em coma e cinco meses internado na UTI, a banda gaúcha reuniu forças para retomar as atividades com o apoio de um antigo integrante. O ex-baterista Pedro Ramos, conhecido como Toledo, foi convocado para voltar, trocando as baquetas pelos vocais. Agora, a banda quer fazer "o melhor disco da carreira" e sair em turnê nacional.
No anúncio da volta nas redes sociais, a Tópaz citou O Maior Idiota do Mundo, uma de suas músicas mais conhecidas. Faz sentido, já que letra diz o seguinte: "Quem vê não acha que ele pode, mas ele tenta e tenta mais". Em outubro de 2014, quando Cris caiu de moto e sofreu traumatismo craniano, múltiplas lesões na coluna e fraturas em sete costelas, a banda já tinha uma carreira consolidada: quatro discos lançados, uma base de fã expressiva e presença na programação de rádios gaúchas e em lineups de festivais do Estado. O acidente fez com que os outros três membros do grupo decidissem encerrar as atividades. Não havia mais motivação, segundo o baixista e vocalista Alexandre Nickel, e cada um foi tocar as suas vidas.
Leia mais
Com participações especiais, clássicos e lágrimas, Tópaz lança CD no Opinião
Vocalista da Tópaz se pronuncia sobre acidente: "Estou retornando"
Tópaz lança disco para ajudar no tratamento de vocalista
- Não estávamos na pilha, achávamos estranho seguir sem o Cris. O tempo foi passando, e ele sempre nos incentivou, dizendo que devíamos continuar, até que a gente começou a ficar com vontade.
Por coincidência, os integrantes da Tópaz foram morar em São Paulo, e Toledo, que já estava lá mudou-se para a casa dos antigos colegas.
Assista a um vídeo exclusivo de Toledo, novo vocalista da Tópaz, tocando Sem Garantia e com Defeito:
- Ele havia tocado conosco nos shows recentes para o Cris (que levantaram recursos para o tratamento), e começamos a nos dar conta de que fazia sentido, porque a banda existe pelo prazer de tocar com os amigos. Chegamos à conclusão de que o Toledo era a melhor escolha possível - avalia Nickel.
Além do anúncio do retorno, a banda presenteou os fãs com novidades: um disco de inéditas deve chegar ainda em 2016, um clipe já gravado será lançado em março, há shows marcados em São Paulo (27/2), Sapucaia do Sul (18/3), Campo Bom (19/3) e Erechim (20/3), além de negociações para apresentações em cidades como Manaus, Fortaleza, Natal, Florianópolis, Canoas, Caxias, Pelotas e Porto Alegre.
Publicado por Tópaz em Segunda, 15 de fevereiro de 2016
[TOLEDO ESTÁ DE VOLTA]E vamos desenvolver melhor a notícia em tópicos:1. Estamos felizes pra caralho.2. Estamos...
Entre amigos e acostumado a tocar com a banda, Toledo, o ex-baterista e agora vocalista, descreve a situação como "bizarramente legal":
- Espero conseguir chegar à altura do Cris. Quero manter o que vinha rolando. Depois de sair da Tópaz, eu adquiri mais experiência, entrei na Supercombo, uma banda que tem uma vibe um pouco diferente. Estou muito pilhado de fazer isso acontecer, fazer a parada crescer ainda mais.
Tópaz em cinco momentos
2003 - Vizinhos de bairro e apaixonados pelas mesmas bandas, quatro amigos resolvem se juntar para tocar. Nasce, quase como uma brincadeira de colégio, a Tópaz.
2007 - Já com uma base sólida de fãs - fruto de uma atuação intensa nas redes sociais -, a Tópaz lança seu primeiro disco, Outra Direção, e emplaca Biografia, música com participação de Lucas Silveira, da Fresno, na programação da rádio Atlântida. No ano seguinte, uma mobilização de fãs em frente ao prédio da extinta rádio Pop Rock faz com que 3 Meses, tema de verão composto pela banda, seja incluído na programação.
2010 - Terceiro, o segundo disco da banda (o nome foi pensado para evitar a "maldição do segundo disco"), consolida a Tópaz como uma das mais populares entre os jovens fãs de pop rock do Rio Grande do Sul - músicas como Notas de Rodapé e O Maior Idiota do Mundo fazem a banda tocar em rádios e aparecer na escalação de festivais.
2014 - Já com quatro discos lançados, a Tópaz sofre seu maior baque: o vocalista Cris Möller é vítima de um acidente de moto que o deixa 17 dias em coma e cinco meses internado em UTI. A banda suspende totalmente as atividades e passa a investir na recuperação de um de seus fundadores. No ano seguinte, lançam Ao Vivo em Marrocos - Acoustic Sessions, disco com diversas participações especiais, que tem toda a renda revertida para o tratamento de Cris.
2016 - Com Toledo nos vocais, a Tópaz retoma as atividades - já pensando em disco novo e turnê pelo Brasil. Cris segue fazendo sessões de fisioterapia em casa e em uma clínica. Nas redes sociais, a banda deixa claro: "O Cris ainda não tem condições de tocar, mas já sabe que a gente o quer de volta, assim que ele tiver condições. (Esperamos que o quanto antes)".