A programação do Psicodália 2016, já tradicional festival de música em Rio Negrinho (SC), inclui uma presença especial do rock gaúcho: a Bixo da Seda, uma das precursoras do gênero no Estado. A banda abrirá os trabalhos do Palco Lunar no primeiro dia do festival, que começa quinta (4) e segue até o dia 9.
Pioneiro no rock progressivo em solo gaúcho, o Bixo da Seda foi formado por membros remanescentes da banda Liverpool, surgida em 1965 em Porto Alegre. Em 1976, o Bixo lançou o disco Estação Elétrica, com o qual fez algum sucesso no centro do país.
Leia mais:
Um dos responsáveis pelo retorno do grupo aos palcos é Paulo Zé Barcellos, baterista da Bandinha Di Da Dó, que também participará do festival. Barcellos, que já levou o Bixo da Seda ao Morrostock em 2011, explica que a banda se apresentará com praticamente todos seus integrantes originais, com exceção de Fughetti Luz, que será substituído por Marcelo Guimarães (vocal) e Marcelo Truda (guitarra).
Em entrevista cedida ao 2º Caderno em outubro do ano passado, Fughetti - que hoje vive em um sítio em Tapes, cidade localizada às margens da Lagoa dos Patos - justificou sua ausência nos shows do Bixo da Seda com base no desgaste de sua condição física.
Sobre possíveis shows do Bixo da Seda no Rio Grande do Sul, o produtor Zé Barcellos ressalta a dificuldade em reunir todos os integrantes da banda, mas dá esperanças de uma aparição da banda em solo gaúcho ainda neste ano.
- Estamos estudando a possibilidade de um show em Porto Alegre lá pela metade do ano - prevê.
Bernardo Bravo, um dos produtores responsáveis pela produção do Psicodália, relaciona a participação do grupo à identidade do festival.
- Um dos objetivos do festival é trazer bandas brasileiras que se encontravam inativas e incentivá-las a seguir produzindo - diz.
Psicodália
Realizado desde 2001, o Psicodália deste ano contará, ao longo de seus cinco dias, com participação de nomes como Nação Zumbi, Elza Soares, O Terno e Cidadão Instigado. Como atração principal, o festival terá o Steppenwolf, grupo norte-americano da década de 60 autor do clássico Born to Be Wild. Além do show especial do Bixo da Seda, o rock gaúcho estará representado por Wander Wildner, Os Replicantes, Bandinha Di Da Dó, Mar de Marte e Velho Hippie. O local do festival conta com espaço para camping.
- O Psicodália faz um resgate dos festivais de rock dos anos 60, como o Woodstock, no qual as pessoas acampavam durante o período de duração do evento - compara Zé Barcellos.
Confira a Bixo da Seda tocando com seu vocalista original Fughetti Luz em 2011: