Depois de mais de um ano fechado, o Cine Tanópolis, de Montenegro, será reaberto nesta quinta-feira. O retorno resgata a memória dos antigos cinemas de calçada, que nas últimas décadas foram dando espaço às salas de projeção em shopping centers. Situado na Rua Ramiro Barcellos, 1.756, o antigo cinema voltará a funcionar com 195 poltronas, projetor digital e som Dolby 7.1. Os primeiros filmes a serem exibidos são Creed – Nascido para Lutar e O Bom Dinossauro. Até domingo, os ingressos estão sendo vendidos por um valor promocional de R$ 10.
Um dos pontos históricos de Montenegro, o Cine Tanópolis foi fundado em 1957, ocupando o lugar do Cinema 14 de Julho, de 1911. Foi um dos cinemas de calçada mais duradouros do Estado, resistindo até dezembro de 2014, quando uma série de danos na infraestrutura do prédio fez com que fosse interditado e vendido pela sua administradora até então, a ACI (Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Montenegro). Para a reabertura, o prédio foi reformado, e os equipamentos, substituídos para o sistema digital. Segundo Ewerton Brandolt, empresário responsável pela reinauguração, além de apresentar lançamentos, a ideia é que o Cine Tanópolis seja um ponto de encontro, oferecendo espaço para cursos, palestras e exposições artísticas.
– O cinema é o principal, mas queremos que o local vire um espaço cultural – explica.
A relação de Brandolt com o cinema que agora administra é antiga. A primeira vez que o empresário pisou em uma sala de projeção foi em 1995, em uma sessão no Tanópolis promovida pela escola na qual estudava. A experiência do passado o estimulou a criar, agora, um projeto que levasse estudantes de Montenegro e de municípios vizinhos às sessões de cinema no reformado espaço.
– Conheci (o Cine Tanópolis) quando era estudante. Agora que estou do outro lado quero trazer as escolas para cá – projeta.