Com 10 anos de atividade comemorados em setembro passado, o StudioClio conquistou um público fiel que encontra em suas palestras, cursos, apresentações artísticas e banquetes um passeio pela história, cultura e filosofia. Exemplo da relevância conquistada é a presença de dois dos mais destacados músicos brasileiros da atualidade na programação deste mês: o pianista André Mehmari, que se apresenta com o bandolinista Danilo Brito nesta quarta (13/1) e quinta (14/1), e o violonista Yamandu Costa, nos dias 20 e 21. Mas a longevidade vem em meio a um contexto de desafios para empreendimentos nesta seara, como avalia o curador cultural do StudioClio, Francisco Marshall:
- O público de cultura ainda é tímido diante da população de Porto Alegre. Há um desafio nos hábitos de consumo de cultura, e isso não decorre da qualidade da oferta de atividades, que é satisfatória, embora não excelente. Não tenho do que me queixar, porque o StudioClio tem um público estável, quase viciado, mas profissionais que acham que (a área da cultura) é uma mina de ouro deparam com outro quadro.
André Mehmari e Danilo Brito tocam clássicos do choro no StudioClio
É nesse cenário de desafios que o StudioClio projeta para 2016 a sequência de suas atividades já tradicionais e novas ações, entre estas uma parceria com a agência Latitudes (operadora que realiza pacotes para a Casa do Saber, em São Paulo e no Rio) para a realização de viagens culturais acompanhadas de especialistas.
Entre os nomes que se juntarão ao espaço cultural em 2016 está o de Vitor Ortiz, ex-secretário-executivo do Ministério da Cultura, que assume a direção de planejamento e gestão para projetar o papel do StudioClio na produção cultural em atividades de envergadura, para além da sede na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa.
Fernando Mascarello integrará a curadoria de cinema, ao lado de Marshall, com a missão de alinhavar a exibição de filmes e a elaboração de outras atividades. O jornalista Luiz Antônio Araujo, de Zero Hora, terá a missão de atuar em cursos sobre a atualidade geopolítica do mundo, e o tradutor, escritor e jornalista José Francisco Botelho passa a integrar o corpo docente para abordar a história da filosofia e participar das atividades dos 400 anos de morte de Shakespeare, celebrados neste ano.
ALGUNS DESTAQUES DE JANEIRO
Oficina de roteiro e direção cinematográficos
O cineasta Guilherme Castro aborda processos criativos.
Dias 11, 12, 18, 19 e 25, das 10h às 12h10
Uma jornada literária pela filosofia
Um panorama da história do pensamento com José Francisco Botelho.
Dias 11, 18 e 25, das 19h às 21h10
Transcendente Henry David Thoreau
Neste almoço-palestra, Eduardo Vicentini de Medeiros apresenta o autor americano de obras como Walden.
Dia 13, das 12h20 às 13h40
Yamandu Íntimo
O violonista mostra novas e antigas composições acompanhado de Guto Wirtti ao violão e baixolão.
Dias 20 e 21, às 21h
Filosofia, canções de Adoniran e Noel
Show em homenagem aos ícones do samba com Maurício Marques (violão), Dudu Sperb (voz) e Rubem Penz (percussão).
Dia 28, às 21h
As atividades ocorrem no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698), fone (51) 3254-7200. Outras informações em studioclio.com.br.
Ano-Novo
StudioClio projeta 2016 com novidades e homenagens a Shakespeare
Espaço cultural apresentará, em janeiro, nomes como André Mehmari e Yamandu Costa
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: