Tá acabando, gente... Além do Tempo foi uma das melhores surpresas da teledramaturgia nos últimos anos, com uma história intensa, personagens cativantes e a inovação de mostrar "duas novelas em uma".
O desfecho do "quadrilátero" principal vocês já sabem. Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) levam mais um susto e quase têm o mesmo final trágico da vida passada, mas aos 45 do segundo tempo, são salvos por Ariel (Michel Melamed). Pedro (Emílio Dantas) acaba sendo assassinado por Melissa (Paolla Oliveira), em uma ótima inversão de jogo, já que na primeira fase, a vítima foi ela.
E os outros personagens, terão seus merecidos finais felizes ou castigos por tudo o que aprontaram? Confiram:
Anita (Letícia Persiles), que se arrependeu na última hora de ter um filho por inseminação artificial com Roberto (Rômulo Estrela), tenta conseguir o perdão de Afonso (Caio Paduan) e diz que sempre o amou. O rapaz faz jogo duro, mas acaba se rendendo ao sentimento que o acompanha desde a outra vida. Roberto fica sobrando nessa história e resolve se unir aos Médicos Sem Fronteiras, salvando pessoas ao redor do mundo. Berenice (Elisa Brites) não ficará avulsa por muito tempo, já que despertou a atenção do enfermeiro Marcelo.
Massimo (Luis Mello) esquecerá de vez o trauma de casamento e se renderá ao amor de Salomé (Inês Peixoto), para a alegria de Felícia (Mel Maia). É uma pena que a atriz Flora Diegues, não voltará para gravar suas últimas cenas como Bianca, continuará sendo apenas citada pela família.
Quem mudou muito também foi Bento (Luiz Carlos Vasconcellos). Com a ajuda do Mestre (Othon Bastos), ele se libertou das mágoas e culpas do passado. Assim, fica livre para voltar para os braços de Rosa (Carolina Kasting). Aproveitando a gravidez da atriz, a personagem também descobrirá que espera um bebê nos últimos capítulos.
A armação de Queiroz (Zécarlos Machado) deixará Gema (Louise Cardoso) a ponto de perder o filho do coração, Chico (João Gabriel D'Aleluia). Com o apoio de Raul (Val Perré), ela conseguirá a guarda definitiva do menino e, ao lado do homem que ama e do filho mais velho, Matheus (Cadu Libonatti), formará uma feliz e amorosa família.
O momento mais esperado dessa reta final é a reconciliação de Vitória (Irene Ravache) e Emília (Ana Beatriz Nogueira), que só ocorre no penúltimo capítulo. Depois de sofrer um grave acidente, a empresária ficará sob os cuidados da mãe. Ao recobrar a consciência, Emília terá um emocionante acerto de contas com a rival de outras vidas e, por fim, as duas conseguem se entender. Apesar de tantas mentiras e desencontros, Bernardo (Felipe Camargo) também resolve perdoar a amada e a pede em casamento.
Alberto (Juca de Oliveira), causador de tanto ódio e vingança, morrerá após levar um tombo da escada. Em seus últimos minutos de vida, ele consegue o perdão de Vitória.
A paternidade do pequeno Alex (Kadu Schons) talvez nem seja revelada abertamente, mas para Felipe, isso não importa, já que em seu coração o menino sempre foi e sempre será seu filho. Nos próximos capítulos, Melissa é acusada de alienação parental e perde a guarda do menino. O que para ela, no fim das contas, acaba sendo o alívio. Dorotéia (Júlia Lemmertz) realiza o sonho de arrumar um marido rico e leva a filha, tão doida quanto ela, para morar na Europa.
As últimas cenas acontecem em uma festa à fantasia, que reúne quase todo o elenco. Em meio à música e com trajes de época, os personagens entram no clima e, por instantes, têm lembranças de suas vidas anteriores.
Ainda faltam alguns capítulos para o desfecho, mas já estou com saudade. Além do Tempo marcou o coração de muita gente, fez história na teledramaturgia e merece, o mais breve possível, uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo.
* Diário Gaúcho