Comédia no El Toro Pub
Estreia esta sexta a temporada do espetáculo Sextão Rindo, que ocorrerá todas sextas, às 20h, no El Toro Pub (Cristóvão Colombo, 545). A comédia tem no elenco nomes como Rafael Ritta, Wilson Rosa, Dudu Weber, Índio Behn e Leonardo Iplinsky, além da convidada especial, Ângela Dip. Os ingressos custam R$ 20 e estarão à venda no local.
Vasco Prado em cartaz
Está em cartaz no Santander Cultural uma exposição de obras de um dos maiores nomes da arte gaúcha, o escultor Vasco Prado (1914 - 1998). Escultura em Traço apresenta mais de 90 trabalhos, realizados ao longo de 40 anos, que revelam partes do processo criativo do reconhecido artista - a curadoria é de Paulo Amaral. A exposição segue até 28 de fevereiro, com visitação gratuita, de terça a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h.
Accirs elege Cinemateca Capitólio o destaque do ano no cinema gaúcho
Secretaria da Cultura sugere alternativa à ocupação no Hospital São Pedro
Crítica: "Blackstar" apresenta lado mais vanguardista de David Bowie
Clássico de Fellini reluz novamente
O projeto Clássica, que traz de volta a cartaz filmes históricos em cópias digitais restauradas, abre sua programação em 2016 exibindo 8 1/2 (1963), de Federico Fellini. As sessões diárias são às 21h30min, no Espaço Itaú 1. Marcello Mastroianni vive um alter ego do cineasta. Seu personagem é Guido, um diretor diante de um bloqueio criativo - mesmo impasse que Fellini encarava na vida real após realizar com o ator a obra-prima A Doce Vida (1960). Emocionalmente esgotado na busca de ideias para seu próximo filme, Guido tenta relaxar em um em spa. No local, entre a realidade e a fantasia, ele revisita episódios e personagens que marcaram sua vida e seus filmes.
8 1/2 ganhou dois Oscar, de melhor filme estrangeiro e de melhor figurino em preto e branco - foi indicado também a melhor direção, roteiro original e direção de arte em preto e branco.
Estreias na Casa de Cultura
As salas de cinema da Casa de Cultura Mario Quintana apresentam dois filmes inéditos no circuito local - foram exibidos apenas em mostras. Na Sala Paulo Amorim, passa o longa russo Tigre Branco, destaque na programação do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre - Fantaspoa, em 2013. A premiada produção de Karen Shakhnazarov é ambientada no final da II Guerra, em meio ao avanço das tropas soviéticas sobre Berlim. Na Sala Eduardo Hirtz, o filme francês Uma Dama em Paris, de Ilmar Raag, exibido no Festival Varilux 2013, tem no elenco Jeanne Moreau e Laine Mägi. Conta a história de uma mulher contratada para cuidar de uma senhora que refuta o auxílio, o que cria um impasse na convivência delas.