No show que fez em Curitiba, na segunda-feira, David Gilmour fez um raro desvio de rota no repertório da turnê que tem parada nesta quarta-feira na Arena do Grêmio. Tocou Parabéns a Você para comemorar o aniversário de um de seus técnicos e Coming Back to Life, faixa da fase do Pink Floyd sob sua gestão (do disco The Divison Bell) que havia apresentado apenas quatro vezes vezes desde que caiu na estrada, em setembro, para promover o seu novo disco, Rattle that Lock. Foi uma surpresa, já que Gilmour costuma mostrar as mesmas 21 canções em quase duas horas e meia de espetáculo. No palco, ele faz uma celebração ao glorioso passado que representa como a guitarra e uma das vozes do Pink Floyd e também ao seu robusto presente musical.
Como será o show de David Gilmour na Arena do Grêmio nesta quarta
Veja o resultado da promoção para o show de David Gilmour
David Gilmour mostra versatilidade em novo álbum de estúdio
Show de David Gilmour tem novos lotes de ingressos liberados
Com uma estrutura grandiosa de som e luz e uma calejada banda de apoio, Gilmour, 69 anos, sabe que os fãs diante dele querem reencontrar as faixas clássicas do Pink Floyd que trazem sua marca. Mas também mostra que esse passado integra uma rica trajetória em plena continuidade. Assim, ele montou um bem equilibrado repertório dividido em duas partes.
O show que além de Curitiba, já passou por São Paulo, com duas apresentações, é aberto com três faixas do álbum que Gilmour acaba de lançar: a instrumental e climática 5 A.M., a pop Rattle that Lock e Faces of Stone. A primeira do Pink Floyd chega na sequência para provocar catarse coletiva: é Wish You Were Here, canção do disco homônimo de 1975 em homenagem a Syd Barrett (1946 – 2006), força criativa e mente fora de órbita que comandou os primeiros passos do grupo e a quem Gilmour substituiu em 1968.
Entre as 10 músicas da primeira parte do espetáculo, estão Money e Us and Them, ambas do clássico The Dark Side of The Moon (1973), e High Hopes, esta do disco The Division Bell (1994) e representativa da formação do Pink Floyd que Gilmour liderou sem a sombra de Roger Waters. Entre essas, Gilmour mostra Im Any Tongue, um dos melhores momentos de Rattle that Lock, na qual esmerilha sua Fender no solo.
Após o intervalo de 20 minutos, Gilmour volta com outro tributo a Barrett. Astronomy Domine é do primeiro álbum do Pink Floyd, The Piper and the Gates of Dawn (1967) e tem presença simbólica, pois Gilmour à época ainda não fazia parte da banda de seu amigo de juventude. Barrett será novamente lembrado em outro momento que promete arrepiar o público na Arena do Grêmio em um grande coro: os cinco primeiros trechos da viajante Shine on You Crazy Diamond, também do disco Wish You Were Here.
Gilmour não dá alívio. Emenda, ao violão, Fat Old Sun, belíssima contribuição sua ao LP Atom Heart Mother (1970), “o disco da vaca”. Outros momentos representativos do Pink Floyd aparecem em Sorrow, de A Momentary Lapse of Reason (1987), o primeiro trabalho sem Waters, e Run Like Hell, uma das brechas que Gilmour abriu em The Wall (1979), o álbum conceitual comandado pelo ex-companheiro.
Encerrado o segundo bloco, a pausa é necessária para tomar fôlego e encarar o bis poderoso. Gilmour volta ao palco para lembrar mais duas de The Dark Side of the Moon – Time e Breathe (Reprise) – e concluir a viagem com Comfortably Numb, também de The Wall, parceria com Waters que o guitarrista consagrou com sua voz no refrão épico e com um dos mais conhecidos solos da história do rock.
Provável set list do show (faixas e discos)
Primeira parte
5 A.M. (Rattle that Lock)
Rattle that Lock (Rattle that Lock )
Faces of Stone ( Rattle that Lock )
Wish You Were Here (álbum homônimo do Pink Floyd)
A Boat Lies Waiting (Rattle that Lock )
The Blue (On an Island)
Money (The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd)
Us and Them (The Dark Side of the Moon)
In Any Tongue(Rattle that Lock)
High Hopes (The Division Bell, do Pink Floyd )
Segunda parte
Astronomy Domine (The Piper at Gates of Dawn, do Pink Floyd )
Shine On You Crazy Diamond (Parts I-V) (Wish You Were Here)
Fat Old Sun ( Atom Heart Mother, do Pink Floyd
On an Island (disco homônimo)
The Girl in the Yellow Dress (Rattle that Lock)
Today (Rattle that Lock)
Sorrow (A Momentary Lapse of Reason, do Pink Floyd)
Run Like Hell (The Wall, do Pink Floyd
Bis
Time/Breathe (reprise) (The Dark Side of the Moon)
Comfortably Numb (The Wall)