A Cosac Naify, que encerra suas atividades no fim deste mês, depois de 20 anos no mercado editorial brasileiro, passará parte de seu catálogo para a Companhia das Letras. O acordo foi anunciado na tarde desta segunda-feira.
Os títulos escolhidos pela editora de Luiz Schwarcz são das áreas de ficção literária, clássicos, antropologia e literatura infantojuvenil. A lista final, no entanto, será divulugada oportunamente, após anuência de autores e detentores de direitos autorais. As demais obras seguem sendo negociadas com outras editoras. Ainda saem cinco livros este ano com o selo da Cosac Naify – todos eles livros de arte.
No início do mês de dezembro, a editora enviou um comunicado à imprensa informando que iria continuar vendendo seus livros até que o estoque acabasse e que "gradativamente, o editorial entrará em contato com os autores e colaboradores da casa para os acertos pendentes". Além disso, o texto informava que a "comunicação com os nossos leitores será feita pelas redes sociais da editora". A assessoria de imprensa da editora afirma que os sócios da empresa não darão entrevistas e que situações envolvendo contratos já fechados e direitos sobre obras serão discutidas individualmente com os autores e detentores de direitos.
No dia 30 de novembro, Charles Cosac surpreendeu o mercado editorial ao anunciar, por decisão pessoal e com exclusividade ao jornal O Estado de S.Paulo, que fecharia a editora que criou e que tanto influenciou o processo editorial no Brasil.
*Agência Estado