Para quem quiser ter um ideia do espetáculo que David Gilmour vai apresentar nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, segue abaixo o set list da turnê Rattle that Lock com imagens encontradas no YouTube das apresentações do músico no Brasil, quando disponíveis, e em outros países. Na ausência destas versões ao vivo em boa qualidade, foram incluídas as gravações originais.
Nada se compara, lógico, com assistir ao show no estádio, mas essa compilação dá uma ideia da grande estrutura de som e imagem que Gilmour traz pela primeira vez ao país. Para quem gosta de surpresas, melhor não seguir adiante na leitura.
David Gilmour é um gigante que não vive só do passado
Gilmour e Waters se alternam na celebração ao Pink Floyd
5 A.M.
Faixa instrumental do quarto disco solo de Gilmour, Rattle that Lock, lançado em 2015.
Rattle that Lock
Música de trabalho do disco homônimo. Chama a atenção por sua pegada pop dançante. A letra é da escritora Polly Samson, mulher de Gilmour, que o acompanha no turnê brasileira promovendo seu livro Um Ato de Bondade.
Faces of Stone
Outra canção do disco Rattle that Lock. Tem um grande solo de Gilmour.
Wish you Were Here
Primeira faixa do Pink Floyd no repertório do show, do disco homônimo de 1975 que presta tributo a Syd Barrett, afastado da banda em 1968 em razão do abuso de drogas.
A Boat Lies Waiting
Também de Rattle that Lock. A melodia conduzida pelo piano é realçada pelas vozes de Gilmour e seus vocalistas de apoio (no disco Gilmour tem a parecria dos amigos David Crosby e Graham Nash).
The Blue
Do disco solo On a Island, de 2006, que contou com a produção de Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music que acompanha Gilmour na turnê.
Money
O tilintar das moedas no caixa anuncia um das faixas mais conhecidas do clássico álbum The Dark Side of The Moon (1973). Guy Pratt, baixista que substitui Waters no Pink Floyd e se tornou parceiro recorrente de Gilmour, conduz a levada grave icônica da canção.
Us and Them
Outro momento para lembrar The Dark Side of The Moon. É uma parceria de Waters com o tecladista Richard Wright, com Gilmour marcando presença nos vocais.
In Any Tongue
Faixa de de Rattle That Lock que lembra em seus primeiro instantes o clima da floydiana Comfortably Numb. Gilmour abre espaço para o vocalista de apoio Bryan Chambers brilhar e manda ver em um grande solo.
High Hopes
A primeira parte do show encerra com a canção do disco do Pink Floyd The Division Bell (1994), o segundo da banda sem Roger Waters. Gilmour aqui mostra sua habilidade em um solo de violão.
Astronomy Domine
Após um intervalo de 20 minutos, Gilmour lembra a psicodélica canção do primeiro disco Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn (1967), lançado quando ele ainda não integrava a banda do amigo Syd Barrett, autor da faixa.
Shine on you Crazy Diamond
A homenagem a Barrett prossegue com essa outra canção do disco Wish You Were Here. A versão destacada por Gilmour traz as partes 1 a 5, que ocupam quase todo o lado A do álbum em vinil.
Fat Old Sun
Conhecido como o "disco da vaca" da Pink Floyd, Atom Heart Mother (1970) conta com essa bela contribuição acústica de Gilmour.
On an Island
Faixa do disco homônimo de 2006 na qual Gilmour costuma mostrar sua técnica e virtuosismo empunhado a célebre Fender Stratocaster preta. Na gravação original, ele divide os vocais com David Crosby e Graham Nash.
Coming Back to Life
No show de Curitiba, na segunda-feira, Gilmour surpreendeu tocando no lugar de On an Island essa canção do disco do Pink Floyd The Divison Bell (1994) que fez em homenagem a sua mulher, Polly Samson. Ele havia apresentado Coming Back to Life apenas quatro vezes nesta turnê, iniciada em setembro.
The Girl in the Yellow Dress
Canção de Rattle That Lock com levada jazzística conduzida por baixo acústico, sax e piano.
Today
Rattle That Lock é destacado com mais esta faixa de acento pop oitentista, dançante até.
Sorrow
A Momentary Lapse of Reason (1987), o primeiro disco do Pink Floyd sem Roger Waters e sob o comando de Gilmour, é citado com essa canção.
Run Like Hell
Para encerrar o segundo bloco da apresentação, Gilmour comanda um show de luzes ao som desta faixa de The Wall (1979) – ele e seus músicos usam óculos escuros para encarar o clarão do palco.
Time/Breathe (Reprise)
Gilmour volta ao palco para o bis com uma dobradinha clássica do disco The Dark Side of The Moon. Para testar o coração dos fãs.
Comfortably Numb
Um gran finale com uma canção antológica de The Wall representativa tanto para Roger Waters quanto para Gilmour (eles dividem a autoria e alternam as vozes no registro original), com o guitarrista coroando a parceria com um dos mais famosos e belos solos da história do rock – o tecladista Jon Carin canta a parte de Waters no show.