Depois do espetáculo Salão Grená, apresentado no final de 2014, e da performance Tempos de Partida, em maio deste ano, a Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre estreia seu terceiro trabalho, agora trazendo a participação de jovens coreógrafos e a introdução de elementos de danças urbanas, modalidade com a qual o grupo ainda não havia trabalhado.
Grupo Kadima é o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Dança
Peça adapta crônicas de Luis Fernando Verissimo
Leia todas as notícias de Espetáculos
Com sessões desta sexta (18/12) a domingo (20/12), no Teatro Renascença, Adágio contará com quatro coreografias. Em Água Viva, a experiente coreógrafa Eva Schul recria o universo do livro homônimo de Clarice Lispector por meio de figurações da água, como mar, chafariz, chuva e rio. O jovem Driko Oliveira, bailarino da companhia, mostra seu trabalho como criador em Ilação, em que imprimiu referências de danças urbanas para tratar de oposições como força e delicadeza e Ocidente e Oriente. Também da nova geração, Douglas Jung encontra uma força produtiva no mito de Narciso (que dá título a sua coreografia) para além da crítica à vaidade - aqui, é uma chave para compreender a identidade. Já Scanner é uma criação coletiva orientada por Airton Tomazzoni (diretor-geral da companhia, ao lado de Débora Leal) que busca, na digitalização de documentos, uma metáfora de como o ser humano reconhece o mundo.
Assista a trecho de ensaio da coreografia Água Viva, do espetáculo Adágio:
Criada em 2014, a companhia deve realizar, no segundo semestre de 2016, sua primeira turnê fora do Rio Grande do Sul, com patrocínio do programa O Boticário na Dança, passando por Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Caxias do Sul. Existe a vontade de aproveitar a viagem para participar de festivais que serão realizados no período. Em 4 de dezembro, o grupo participará de uma apresentação da conhecida cantata Carmina Burana, de Carl Off, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Nos bastidores, trabalha-se pela oficialização do coletivo de dança por meio de lei. Depois de meses de debate com entidades como Associação Gaúcha de Dança, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (Sated-RS) e Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), a minuta do projeto de lei será encaminhada, no início de 2016, ao prefeito, que enviará o projeto à Câmara de Vereadores.
Em janeiro, deve ser divulgado o segundo edital para a seleção de 15 bailarinos, uma vez que os contratos do primeiro terão seus prazos expirados. Por limitação do orçamento da prefeitura (R$ 500 mil para a companhia e para as seis Escolas Preparatórias de Dança), os bailarinos seguirão trabalhando em meio turno. Existe a ideia de buscar patrocínio na iniciativa privada por meio de leis de incentivo (uma cultura que Tomazzoni avalia que ainda não existe nas empresas do Estado em relação à dança), evitando concorrer com as companhias independentes em editais públicos.
Veja galeria de fotos do ensaio do espetáculo:
ADÁGIO
Nesta sexta, 18/12 (coreografias Água Viva, Scanner e Ilação), sábado, 19/12
(coreografias Narciso, Scanner e Ilação) e domingo, 20/12 (coreografias
Narciso, Água Viva e Ilação), às 20h.
Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), fone (51) 3289-8054,
em Porto Alegre.
Entrada franca, com senhas distribuídas no local, uma hora antes de cada sessão. O público poderá contribuir com qualquer quantia para o tratamento médico de Edinho Dorneles, ex-bailarino da companhia.
Quatro em um
Cia. Municipal de Dança de Porto Alegre estreia espetáculo e projeta primeira turnê nacional
"Adágio" terá sessões de sexta a domingo no Teatro Renascença, na Capital
Fábio Prikladnicki
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: