Em entrevista ao canal Globo News, a curadora do Museu da Língua Portuguesa, Isa Ferraz, indicou que muito pouco de patrimônio histórico e cultural do museu pode ter se perdido durante o incêndio que consumiu parte do prédio onde está a instituição. Por ser em sua maior parte digital, o acervo do museu, com sede no prédio histórico da Estação da Luz, em São Paulo, pode ser recuperado através de backups. Infelizmente, um bombeiro civil, que trabalhava no momento em que o fogo começou, morreu depois de ser levado ao hospital.
Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa
– Temos que aguardar para saber se o fogo atingiu o terceiro andar do prédio, que é onde as experiências mais fortes acontecem – disse. – Mas, de qualquer foram, o acervo possui cópias de quase tudo, havia poucos objetos.
Uma das seções mais famosas do Museu da Língua Portuguesa é uma linha do tempo de 33 metros que reconstitui a história da língua portuguesa desde suas origens primitivas. Mesmo ela, segundo Isa, poderá ser recuperada caso tenha sido atingida pelo fogo.
Com acervo virtual, maior dano do incêndio ao Museu da Língua Portuguesa deve ser à arquitetura
– Tudo isso pode ser recuperado – declarou. – Vai ter de remontar os filmes, mas temos muita coisa em backup.