1. Coisas Belas e Sujas (2002)
A história de um imigrante ilegal vindo da Nigéria (Chiwetel Ejiofor) pelo submundo mais encardido de Londres. Audrey Tautou está no elenco. A direção é de Stephen Frears, o mesmo de A Rainha, Ligações Perigosas, Os Imorais...
2. Contra a Parede (2004)
Longa mais premiado de Fatih Akin, alemão de ascendência turca que fala dos imigrantes em toda a sua obra (é dele Do Outro Lado). Narra a aproximação de uma jovem muçulmana com um turco vivendo na cidade de Hamburgo.
3. O Visitante (2007)
Tom McCarthy (de O Agente da Estação) dirige este bom filme sobre um professor (Richard Jenkins) que volta a Nova York e encontra imigrantes vivendo em seu apartamento.
Outras críticas: longa gaúcho 'Beira-Mar' aborda o amor amoral
'Os 33', sobre rumoroso caso dos mineiros chilenos, é emotivo e fake
Nicole Kidman vai bem, mas roteiro compromete 'Grace de Mônaco'
4. O Silêncio de Lorna (2008)
Um dos melhores trabalhos da carreira dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne (de Rosetta e O Garoto da Bicicleta), acompanha a dura vida de um casal de albaneses ilegais na Bélgica.
5. Goodbye Solo (2008)
Ao passar na televisão por aqui, este filmaço de Ramin Bahrani foi traduzido como Adeus. Mas a trama sobre a improvável amizade de um idoso com um taxista senegalês na Carolina do Norte (EUA) ficou conhecida com o título original.
Em 'Sicário', guerra ao tráfico é um vale-tudo amoral
'Ponte dos Espiões', de Spielberg, é um suspense envolvente
Todas as críticas e as notícias de cinema em ZH
6. Bem-vindo (2009)
Professor de natação (Vincent Lindon) ajuda imigrante ilegal na França - e sofre as consequências de seu ato. Este belo filme de Phillippe Lioret denunciou o rigor da legislação do país - que acabou modificada nos anos seguintes - para com quem protege os ilegais.
7. Jean-Charles (2009)
O filme nacional desta lista narra a história do imigrante brasileiro "assassinado por engano" pela polícia no metrô de Londres. E apresenta um painel da vida de quem vive ilegalmente na cidade. Selton Mello é o protagonista, e Henrique Goldman, o diretor.
Cine Esquema Novo Expandido toma Gasômetro e Capitólio
Gênero fantástico ganha projeção no RS
Filme narra troca de cartas entre Drummond e professora gaúcha
8. O Porto (2011)
O diretor finlandês Aki Kaurismäki (de O Homem sem Passado) filmou este longa delicado e fabular na cidade portuária de Le Havre (França), onde um escritor que trabalha como engraxate resolve ajudar uma criança africana.
9. A Jaula de Ouro (2013)
Dois garotos da Guatemala viajam aos EUA em busca de oportunidade. No caminho, conhecem um indígena que não fala espanhol. Este filme, do mexicano Diego Quemada-Díez, teve carreira consagradora no circuito de festivais.
10. Samba (2014)
Depois do enorme sucesso popular com Intocáveis (2011), os diretores Eric Toledano e Olivier Nakache voltaram a dirigir o ator Omar Sy neste drama agridoce sobre a jornada de um senegalês (e outros imigrantes) na França atual.