Quem ligar a TV no canal 36 a partir das 19h desta segunda-feira será imerso em um formato diferente de comunicação e entretenimento. Em OCTO, novo projeto que passa a substituir a TVCOM no Rio Grande do Sul, o mergulho é profundo: a colaboração do público está na essência da nova plataforma.
Na prática, OCTO fica longe dos rótulos tradicionais. Poderia ser um pluricanal ou um projeto multimídia, mas não é exatamente isso. Para a idealizadora de OCTO e diretora-geral do SE7 de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flávia Moraes, a melhor definição se resume a duas palavras: outra coisa.
– É um espaço de ousadia e experimentação, focado na inovação. Por isso, não podemos nos limitar com rótulos. Estamos discutindo novas formas de contato e linguagem, é o início de um processo de renovação – explica Flávia.
Para compreender OCTO, é preciso estar aberto a uma nova maneira de assistir à TV – ou seja, esqueça regras e padrões já estabelecidos por aí. O canal começa sua programação às 19h, seguindo até o início da madrugada (exceto no domingo, quando opera a partir das 15h) – antes desse horário, a aposta será em reprises. Não há programas no formato tradicional, nem intervalos comerciais (as marcas participam como parceiras).
Enquanto o canal está no ar, são apresentados quadros curtos do estúdio, apelidado de Polvo. Ali, o elenco de 12 atores-comunicadores se reveza em frente às câmeras, em um espaço que também deixa em evidência os bastidores, com as ilhas de edição e produção à mostra.
Os apresentadores contam com a ajuda de repórteres espalhados pela cidade, que entram ao vivo – inclusive de outras redações do Grupo RBS, mostrando o que está sendo preparado para o dia seguinte. Há também a participação de Pedro Ernesto Denardin falando de esportes no fim de semana. A preocupação não é apenas estar atento às últimas notícias e tendências. Os conteúdos terão um olhar mais positivo e plural.
– Nossa referência serão assuntos que ocorreram no dia e também os moods, alguns temas que são pontos de partida diários. É uma criação coletiva. Temos uma construção positiva sobre os assuntos, sempre gerando novas discussões – conta Fernando de Castro, um dos diretores de criação.
A colaboração é um dos pilares de OCTO. Por meio do site e das redes sociais, as pessoas poderão participar com vídeos, entradas por skype, mensagens, sugestões e comentários. A cada início de noite, a reunião de pauta será compartilhada com o público para firmar essa rede integrada. E quem quiser acompanhar por streaming também pode: OCTO estará nos smartphones, tablets e computadores.
O projeto nasceu com base nos resultados do The Communication (R)Evolution (TCR), estudo encomendado pelo Grupo RBS que investigou impactos da revolução digital na indústria da comunicação.
Como será
A programação de OCTO terá início sempre às 19h, e os moods darão o ritmo, aliados a conteúdos extras, mais factuais.
Às 23h, ocorre uma virada, com um clima mais solto, da linguagem aos assuntos – diversidade sexual, igualdade de gênero, tendências, tecnologia, sexo, música e cultura.
No domingo, a transmissão de OCTO é mais diurna, devendo ir das 15h às 22h, com espaço para os comentários da rodada esportiva.
A essência
A essência de OCTO está em quatro palavras-chave: colaboração, inquietação, pluralidade e geolocalização. Participação intensa do público, novas perspectivas sobre os assuntos, foco na diversidade e a aposta em um olhar globalizado compõem o projeto.
Sustentabilidade, saúde, respeito à diversidade, transformações no país, animais, sociedade em mutação e inovação são tópicos que ganharão espaço.
Dia a dia
Cada dia da semana conta com eixos para inspirar a programação, os moods:
– Segunda é um momento de recomeços: dieta, sensação de culpa e preguiça são alguns pontos de partida.
– Terça é dia de tirar o atraso e encarar a semana, focar no trabalho e no aprendizado.
– Na quarta o enfoque está na quebra da rotina, diversão com amigos e futebol.
-Na quinta, a cultura ganha mais espaço e, na sexta, a vida boêmia e as festas norteiam o ânimo do dia.
-Finalizando a semana, o sábado remete a pé na estrada, festas e relação com os animais, enquanto o domingo lembra churrasco, descanso, família e futebol.