Rótulos não se encaixam em OCTO. O projeto que substitui a TVCOM no canal 36, a partir das 19h desta segunda, poderia ser definido como um pluricanal ou uma plataforma multimídia. Na prática, é outra coisa.
Para Flavia Moraes, idealizadora da proposta e diretora-geral do SE7 de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, tentar definir algo tão inovador pode limitar a iniciativa.
- Ligando em OCTO, obrigatoriamente você vai saber o que está acontecendo de mais importante na cidade e no mundo. Mas não será uma cobertura tradicional. A ideia é que a pessoa ligue a TV sem saber exatamente o que vai encontrar, mas com a certeza de que vai achar um outro olhar sobre os assuntos, uma nova perspectiva - comenta Flavia.
O projeto, que mistura comunicação e entretenimento, está baseado em quatro conceitos: colaboração, inquietação, pluralidade e geolocalização. Em sua essência está o formato de rede colaborativa, com a participação ativa do público - vídeos, mensagens, sugestões e comentários nas redes sociais são alguns meios de interação. A ideia é apresentar novos olhares sobre os assuntos, com a aposta em uma agenda positiva, mais leve e engajada.
- Estamos nos propondo a dialogar com a cidade. Teremos espaço para assuntos variados que já estão sendo debatidos na sociedade. Acreditamos que a comunidade vai querer participar e se engajar - diz Felipe Rech, um dos diretores de criação do canal.
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Como guia, foram escolhidos sete grandes temas que influenciam a linha editorial do canal. Sustentabilidade, saúde, respeito à diversidade, transformações no país, animais, sociedade em mutação e inovação são tópicos que devem estar contemplados.
Outros pontos de partida diários são os moods. Para cada dia da semana, há um eixo temático que contagia elenco e público. A segunda é dada a recomeços, como a ideia de iniciar uma dieta. Na terça, o foco é o trabalho e o aprendizado. A quarta é a hora de quebrar da rotina, enquanto na quinta, a cultura ganha mais espaço. Sexta, a vida noturna dita o tom. Para fechar a semana, o sábado traz a ideia de pé na estrada, festas e relação com os animais, e o domingo remete a churrasco, descanso, família e futebol.
- Quem gosta de jornalismo vai se identificar, assim como quem adora entretenimento e humor. Não somos um canal jovem, conversamos com todos os públicos - avisa a idealizadora do projeto.
O canal foi elaborado a partir das premissas do The Communication (R)Evolution (TCR), estudo encomendado pelo Grupo RBS que investiga impactos da revolução digital na indústria da comunicação. A pesquisa também foi desenvolvida por Flavia.
Entenda como funciona
- O elenco de OCTO é composto por 12 atores-comunicadores que se revezam em frente às câmeras, sempre das 19h até o início da madrugada - exceto no domingo, quando a transmissão se estende aproximadamente das 15h às 22h. Nos outros períodos do dia, serão exibidas reprises.
- Duas singularidades chamam a atenção: não há programas específicos, apenas quadros de pouca duração, e também não existem intervalos comerciais.
- No estúdio, os apresentadores comandam esquetes e contam com a ajuda de repórteres espalhados por locais da cidade - alguns estarão nas redações dos veículos do Grupo RBS para mostrar o que está sendo produzido para o dia seguinte.
- Há conteúdo ao vivo, como entrevistas, e também materiais gravados, sempre inspirados nos temas e nos moods diários.
- Sem se limitar à TV tradicional, é possível acompanhar por streaming.
- Os responsáveis por produção, edição, direção e curadoria estarão integrados ao programa, trabalhando no mesmo estúdio que o elenco.
- Às 23h, começa uma virada. Em um clima solto e despojado, chega a hora de explorar assuntos como diversidade sexual, igualdade de gênero, cultura, sexo etc.
-Da antiga programação da TVCOM, o único que segue é Pedro Ernesto Denardin, que terá quadros esportivos no fim de semana.
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