Eles rodam o país e o mundo durante o ano e, volta e meia, se encontram pelos pagos do Rio Grande. Mas há sempre uma data, em novembro, em que os músicos gaúchos não precisam de desculpa para o churrasco: é quando ocorre O Grande Encontro, projeto criado pelo produtor Ayrton "Patineti" dos Anjos para trazer de volta o clima de comunhão dos grandes festivais nativistas. Deste vez, o show ocorre nesta terça-feira, às 20h30min.
Regionalistas debatem qualidade musical dos festivais
Neste ano, com o tema "A Música dos Gaúchos", não só as canções serão clássicas, mas também os arranjos. A gaita e o violão vão ceder espaço a violinos, trompas, flautas e outros instrumentos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).
Juarez Fonseca: qualidade das músicas dos festivais gaúchos nunca foi tão baixa
- Hoje já nos misturamos muito com outros estilos. Há cenas incríveis de roqueiros tocando músicas gaúchas, o Luiz Carlos Borges fazendo show no Sgt. Peppers. Para colocar essa roupagem diferente, tiramos a banda de base e fomos atrás da orquestra - conta Patineti.
Veja um trecho do ensaio realizado no último sábado:
Se, no ano passado, o repertório apresentou um painel amplo da história dos festivais pelo Interior, desta vez há uma mistura maior de épocas e vertentes regionais (veja o repertório abaixo). A abertura já dará o tom diferente da reunião deste ano com Danças Gaúchas, arranjo do maestro Alfred Hülsberg, que atuou por quatro décadas na Ospa e destacou-se pela combinação entre o universo sinfônico e a música popular. Essa peça terá a participação especial da Cadica Companhia de Danças, que apresentará uma dança com bonecos.
Veja imagens da edição do ano passado de "O Grande Encontro"
- A maioria das canções serão tocadas apenas pela Ospa, inclusive a percussão. Buscamos arranjos adaptados para a característica de cada artista, algo que tenha coesão com a maneira de cada um cantar. Acredito que as pessoas vão se surpreender positivamente ao ver como as músicas vão soar - explica o maestro Tiago Flores, também um entusiasta da mistura erudito/popular, que na semana passada apresentou músicas do rock brasileiro com a Orquestra da Ulbra.
Canela e Nova Petrópolis lançam seus eventos de Natal
Flores adianta que o espetáculo terá diversos climas e embalos durante a noite. Haverá momentos em que os arranjos de cordas vão se sobressair e outros com o clarinete acompanhando a percussão - misturas que vão mudar, inclusive, o formato rítmico de algumas canções.
- Claro que o Borghettinho vai tocar com gaita ponto, inclusive será a única música instrumental - adianta Flores. - Mas, de resto, não haverá violão ou gaita. É para ser diferente, para as pessoas verem como essas músicas soam com novos timbres - provoca.
A 100 dias do show dos Rolling Stones em Porto Alegre, confira 10 shows históricos da banda
O repertório se inicia mais contemplativo do que animado, com levadas e instrumentais complexos, valorizados pelo andamento da orquestra e pelas belas poesias de canções como Última Lembrança, de Luiz Menezes, a ser interpretada por Os Fagundes; Vidro dos Olhos, que terá Luiz Carlos Borges; e Poncho Molhado, de Ewerton Ferreira e José Hilario Retamozo, na voz de Os Serranos. Mas há espaço para uma guitarrada em Os Homens de Preto, de Paulo Ruschel, comandada pelo Tambo do Bando, e a animação de Castelhana, de Elton Saldanha e Rui Biriva, e Querência Amada, de Teixeirinha.
Com a boa acolhida - no ano passado, O Grande Encontro recebeu o prêmio Açorianos de melhor espetáculo -, Patineti pretende manter o formato por muito tempo. Já está pensando em 2016, quando pretende fazer algo em torno do tema Canto Gauchesco e Brasileiro, misturando outros sons regionais do país com a música do Estado.
Roteiro do Encontro
- Renato Borghetti, Fronteira
- César Oliveira e Rogério Melo, Hino ao Rio Grande
- Os Fagundes, Última Lembrança
- Délcio Tavares e Wilson Paim, Oh de Casa
- Luiz Carlos Borges, Vidro dos Olhos
- Os Serranos, Poncho Molhado
- Buenas e MEspalho, Quando Sopra o Minuano
- Luiz Marenco, Querência, Tempo e Ausência
- João de Almeida Neto e Joca Martins, Definição do Grito
- Berê, Leontina das Dores a Espera de Seu Filho
- Mauro Moraes e Bebeto Alves, Com o Violão na Garupa
- Tambo do Bando, Os Homens de Preto
- Elton Saldanha, Dante Ramon Ledesma e Daniel Torres, Castelhana
- Oswaldir e Carlos Magrão, Querência Amada
O Grande Encontro - 3ª Edição
Terça-feira, 24/11, às 20h30min.
Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685).
Ingressos: R$ 30, com 50% de desconto para titular e acompanhante do Clube do Assinante e para estudantes e terceira idade.
Pontos de venda: lojas Multisom (Rua da Praia, Barra Shopping, Bourbon Ipiranga, Bourbon Wallig, Bourbon Country, Shopping Iguatemi e Shopping Praia de Belas).