Em 29 de abril de 2014, numa galáxia não muito distante, milhões (bilhões?) de queixos rolaram ao chão. Naquele dia, foi divulgada a primeira foto do elenco do novo filme da franquia Star Wars, reunido durante uma leitura do roteiro.
De lá para cá, cada pedacinho de informação sobre o próximo capítulo da saga, O Despertar da Força, foi comemorado e esmiuçado por uma legião de fãs. De teaser-pôsteres a trailers, de fotos de bastidores à revelação da linha de brinquedos oficial, nada relacionado à nova etapa do marco zero da cultura pop recebeu tratamento trivial.
Agora, faltando exatamente um mês para o lançamento do sétimo longa-metragem da franquia nos cinemas, o 2º Caderno reúne sete coisas que ajudam a dar o tamanho de O Despertar da Força.
Derivados de Star Wars antecipam chegada de "O Despertar da Força"
Disney anuncia criação de parque temático de Star Wars
J.J. Abrams relata pressão que sofreu na escolha do elenco de "O Despertar da Força"
MISTÉRIO
Não importa quantas fotos, trailers e pôsteres sejam divulgados: pouca coisa se sabe a respeito do novo filme. Até os antigos personagens, como Leia (Carrie Fisher) e Han-Solo (Harrison Ford), podem não voltar com o mesmo status de quando os vimos pela última vez, há mais de 30 anos. Inclusive, um dos grandes mistérios até o momento é o que foi feito de Luke Skywalker (Mark Hamill), o herói da trilogia original.
UNIVERSO EM EXPANSÃO
Um dos jogos mais aguardados do ano, Star Wars Battlefront está previsto para ser lançado nesta terça. O game de tiroteio coloca o jogador tanto do lado da Aliança Rebelde quanto do Império, em cenários que vão das planícies geladas de Hoth à floresta de Endor. Neste sábado, o Conselho Jedi RS promove o lançamento do game na Livraria Cultura do Bourbon Country, com gameplay e bate-papo. A partir das 14h, com entrada franca.
A FORÇA CONTRA O RACISMO
No dia 19 de outubro, enquanto a maior parte do mundo se emocionava com mais um trailer oficial do filme, a hashtag #BoycottStarWarsVII surgiu no Twitter. O pedido do boicote era por causa do destaque dado a Finn, personagem negro vivido pelo ator John Boyega e que pode ser um dos protagonistas do novo longa. Imediatamente a internet se insurgiu contra a ação racista, que depois se descobriu ser um ato orquestrado.
O FIM DO BIQUÍNI DE METAL
A notícia de que a Disney - dona da franquia desde 2012 - pode tirar do catálogo de merchandising oficial a figura da Princesa Leia usando o icônico biquíni de metal causou reações diversas entre os fãs da saga. Para alguns, a peça, vestida pela atriz Carrie Fisher no filme O Retorno de Jedi (1983), objetifica e esvazia uma personagem forte e importante para o cânone da série. Outros afirmam que o vestuário já é parte da memória da cultura pop e não deve ser descartado. De qualquer forma, a própria Carrie, intérprete de Leia e que está de volta em O Despertar da Força, rejeita o biquíni: em entrevista à revista Interview, ela aconselhou a nova protagonista, Daisy Ridley, a "(...)lutar pelo seu figurino. Não seja uma escrava como eu fui".
FAVAS CONTADAS
Que O Despertar da Força fará um caminhão de dinheiro é tão certo quanto a Marcha Imperial anunciar a chegada de Darth Vader. Mas há quem aposte na supremacia completa do filme nas bilheterias, como o site Collider. Segundo fontes da publicação eletrônica, o novo longa da saga deverá abrir os trabalhos com um tilintar de máquina registradora em torno de US$ 225 milhões - mais do que fizeram os dois maiores blockbusters do ano, Jurassic World (US$ 208 milhões) e Vingadores 2 (US$ 191 milhões).
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ, DANIEL!
No filme Fanboys (2009), um grupo de amigos tenta realizar o desejo de um dos seus integrantes, vítima de câncer terminal: assistir ao ainda não lançado Star Wars - A Ameaça Fantasma (1999). Para tanto, cruzam os EUA até o Rancho Skywalker, lar da produtora de George Lucas, onde uma cópia do filme estaria guardada. A vida imitou a arte no final de outubro deste ano, quando a esposa do americano Daniel Fleetwood iniciou uma campanha para que o marido, que sofria de um tipo agressivo de câncer, assistisse a O Despertar da Força antes do lançamento. A ação mobilizou a internet e contou com o apoio de parte do elenco do filme. Funcionou: Fleetwood conseguiu ver um corte bruto do longa no dia 5 de novembro, morrendo cinco dias depois.
PATROLA DE RECORDES
No mesmo dia em que o novo trailer foi veiculado, em 19 de outubro, começaram as pré-vendas de ingressos para o filme. Ao redor do mundo, o que se viu nas horas seguintes foi uma comoção digna da revelação da paternidade de Luke Skywalker. Sem citar números, o site Fandango, que organiza a venda de ingressos nos EUA, afirmou que a compra antecipada para ver O Despertar da Força superou em oito vezes a de Jogos Vorazes (2012), até então a mais lucrativa. Ah, sim, e o trailer foi visto mais de 110 milhões de vezes nas primeiras 24 horas - até então, o trailer mais visto era o de 50 Tons de Cinza, que acumulara 93 milhões de views ao longo de um ano.