É de um game a marca de projeto com maior número de apoiadores na plataforma de crowdfunding Catarse. Além de ser o terceiro projeto que mais arrecadou, ultrapassando R$ 258 mil, A Lenda do Herói é recordista de apoiadores, com 6.049 usuários, de acordo com a assessoria da plataforma.
As cabeças por trás do recorde são os youtubers cariocas Marcos Castro e Matheus Castro, donos do canal Castro Brothers, com mais de 1 milhão de assinantes. A dupla é famosa pela série de vídeos também chamada A Lenda do Herói - animações que parodiam títulos clássicos. A ideia de transformá-los em game de verdade partiu da vontade dos fãs.
- O jogo está na reta final de desenvolvimento e, se tudo correr como planejado, será lançado em janeiro. É maravilhoso poder contar com a ajuda do público para poder criar algo sem sofrer a interferência de intermediários, que poderiam comprometer a qualidade do produto final - afirmam os irmãos, em entrevista por e-mail.
Em se tratando de financiamento coletivo no Brasil, ter uma legião de fãs e já ser famoso ajuda na hora de financiar um projeto. É o caso de Tormenta, franquia brasileira de fantasia que existe desde 1999 com dezenas de títulos publicados, entre quadrinhos, romances e livros de RPG. As histórias já carregavam um séquito de admiradores, mas foi com o intuito de conquistar novos públicos que a Jambô Editora decidiu transformar a saga em um jogo digital. Em 2012, o editor-chefe Guilherme Dei Svaldi procurou o laboratório de jogos digitais da Feevale com uma proposta simples: a Jambô entrava com a história, e a universidade de Novo Hamburgo, com os meios para transformá-la em game. O que faltava na equação eram os R$ 60 mil para realizar a proposta, um custo muito alto para a editora. A solução foi o financiamento coletivo.
- Tormenta tem uma relação muito forte com seus fãs. Muitos acompanham o universo desde seu surgimento. Como estávamos dando um passo novo para a marca, precisávamos do apoio e da aprovação do público. Por isso, inscrevemos o projeto em um site de financiamento coletivo - diz Svaldi.
Mas se engana quem acha que os ambiciosos games, mesmo com apoio dos fãs, geram lucro. Nos dois projetos, todo o valor arrecadado foi investido na produção dos jogos, destaca Svaldi:
- Projetos de financiamento coletivo não são feitos para se lucrar com eles. A filosofia do crowdfunding é conseguir viabilizar a produção de uma ideia. Nossa ambição no projeto nunca foi financeira. A ideia era expor o universo de Tormenta para outro público e aumentar seu alcance.
Catarse
A categoria Jogos do Catarse inclui tanto games virtuais quanto jogos de tabuleiro e cardgames. Entre os três projetos que mais arrecadaram no site, estão dois games, A Lenda do Herói e 99 Vidas, que foram financiados neste ano. Desde janeiro de 2011, já foram 37 projetos finalizados, com quase R$ 2 milhões doados.