Orson Welles, 1948
Após a retumbante estreia no cinema com a obra-prima Cidadão Kane (1941), Welles teve sua carreira prejudicada pela coleção de desafetos, miopia dos grandes estúdios e indisciplina para tocar seus ambiciosos projetos. Seu Macbeth foi uma produção de baixo orçamento para a Republic, estúdio de segunda linha. Foi todo filmado em estúdio, com iluminação restrita para disfarçar a precariedade de cenários e figurinos. Mas Welles se mostra um gigante como Macbeth, general que, motivado por uma profecia e insuflado por sua manipuladora mulher (Jeanette Nolan), mata o rei da Escócia para lhe tomar o poder. Disponível em DVD.
Akira Kurosawa, 1957
Uma das mais poderosas adaptações de Macbeth, Trono Manchado de Sangue transpõe o enredo de para o Japão feudal. Em meio às guerras de clãs que cindem o país, o vitorioso general Taketori (Toshiro Mifune), crente em uma profecia, que o projetou como um líder poderoso, e insuflado pela dissimulada mulher, dá início aos sangrentos movimentos que marcarão sua ascensão. Um clássico reverente e ao mesmo tempo transgressor em sua grandiosidade épica. Disponível em DVD.
Roman Polanski, 1971
Logo após o grande sucesso de O Bebê de Rosemary (1968), Polanski foi abalado pelo brutal assassinato de sua mulher, Sharon Tate, e um grupo de amigos, em 1969. Seu desejo de adaptar Macbeth não encontrou respaldo nos grandes estúdios, e o filme foi bancado por Hugh Hefner, dono da Playboy. Com locações em castelos da Grã-Bretanha, Polanski fez de seu Macbeth (estrelado por Jon Finch e Francesca Annis) uma catarse pessoal sublinhando a violência da trama. Quando alguém lhe disse que o excesso de sangue nos corpos mutilados poderia parecer exagerado, ele respondeu: "Você não sabe o que vi na minha casa. Acredite, é real". Disponível em DVD.
Cineclube ZH - Sessão de Macbeth
Dia 21/11, às 10h, no GNC Moinhos, com exibição do filme Macbeth. Apresentação do colunista Roger Lerina e participação da professora Kathrin Rosenfield.
Como participar: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site bit.ly/cineclubezh.
Restam poucas vagas. Os primeiros 50 sócios do Clube do Assinante terão direito a acompanhante. Clube do Assinante e GNC Cinemas oferecem pipoca e refrigerante para os espectadores.
Leia mais sobre cultura e entretenimento