Nenhuma outra grande banda da história do rock durou tanto e tem um arquivo audiovisual tão amplo quanto os Rolling Stones. Os mais de 50 anos de trajetória do grupo somam, além de dezenas de documentários, registros de históricas performances no palco. São espetáculos que destacam diferentes formações da banda e a transição dos pequenos teatros para os grandes estádios. Como aquecimento para o show dos Stones em Porto Alegre, daqui a exatos cem dias, em 2 de março de 2016, no Beira-Rio, listamos 10 shows emblemáticos disponíveis em DVD e Blu-ray (para compra ou locação). Diante deles, podemos ver Mick Jagger, Keith Richards e Charlie Watts, remanescentes da formação original, transformarem-se de rapazes em vovôs ainda cheios de gás.
Charlie Is My Darling (1965)
Registro da turnê que os Stones fizeram em 1965, na Irlanda, logo depois de (I Cant Get No) Satisfaction alcançar o número 1 nas paradas. É o primeiro filme da banda e ficou anos engavetado até ser restaurado para as celebrações dos 50 anos dos Stones, em 2012. Traz depoimentos de fãs e dos músicos, que ainda não compreendiam bem o fenômeno em gestação. Destaque para a explosiva performance de The Last Time. Disponível em DVD e Blu-ray.
The Stones in the Park (1969)
Em 5 de julho de 1969, dois dias após a morte do guitarrista Brian Jones, os Stones se apresentaram para 500 mil pessoas no Hyde Park, em Londres. Jagger lê um poema em homenagem ao parceiro e apresenta o substituto de Jones, Mick Taylor, com quem a banda gravaria alguns de seus melhores discos. No repertório, estão faixas do LP Let it Bleed, que seria lançado em dezembro daquele ano. Disponível em DVD e Blu-ray).
Gimme Shelter (1969)
Os renomados irmãos documentaristas Albert e David Maysles acompanharam a turnê americana dos Stones em 1969, iniciada em Nova York e marcada pelo trágico concerto de Altamont, em San Francisco, em 6 de dezembro. Neste show, a banda escalou os Hells Angels como seguranças. Os alucinados motoqueiros espancaram o público e assassinaram um rapaz negro quando Jagger terminou de cantar Under My Thumb. Disponível em DVD e Blu-ray.
The Marquee Club Live (1971)
Semanas antes de lançar o LP Sticky Fingers, os Stones apresentaram, em 6 de março de 1971, algumas das faixas inéditas em uma apresentação no Marquee, lendário clube londrino. O registro foi feito para uma rede de TV americana e destaca canções como Live with Me, I Got the Blues e Midnight Rambler, sendo esta uma das faixas que melhor representam a contribuição de Taylor aos Stones. Disponível em DVD e Blu-ray.
Ladies & Gentlemen (1972)
A turnê do clássico álbum duplo Exile on Main St. pelos Estados Unidos, em 1972, ganhou esse registro ao longo de quatro apresentações no Texas. Para muitos fãs, é o ápice da carreira dos Stones. Chama a atenção no desfile de clássicos faixas então recentes como Tumbling Dice e Happy, esta com a performance de Keith Richards em seu momento solo mais emblemático na trajetória da banda - e, desde então, presente no repertório ao vivo. Disponível em DVD e Blu-ray.
LA Forum Live (1975)
Registro da turnê que apresentou o guitarrista Ronnie Wood, substituto de Mick Taylor, que pediu as contas por divergências com Jagger e Richards. Wood faria sua estreia em estúdio no ano seguinte, no disco Black and Blue, imprimindo na banda sonoridade e presença de palco mais afinadas com Richards. Entre os destaques deste show em Los Angeles, uma bela versão de You Cant Always Get What You Want. Disponível em DVD.
Lets Spend the Night Together
A turnê disco Tattoo You (1981) foi embalada pelo sucesso global de Star Me Up. Marca a era dos Stones levando multidões a estádios com grandes cenários e efeitos pirotécnicos. Para filmar a turnê, a banda contratou o diretor de cinema Hal Ashby (de filmes como Ensina-me a Viver). O repertório traz a sacolejante Going to a Go-Go, cover de uma faixa do The Miracles de 1965. Disponível em DVD e Blu-ray.
Bridges to Babylon (1997)
O álbum homônimo de 1997 ganhou uma grande turnê mundial, que trouxe os Stones pela segunda vez ao Brasil, em abril de 1998, para shows em São Paulo e no Rio de Janeiro (a primeira vinda foi em 1995). O baixista Bill Wyman, que havia deixado o grupo no começo da década, foi substituído pelo músico contratado Darryl Jones, que segue na estrada com a banda. Este registro traz como atração convidada Dave Matthews. Disponível em DVD.
Shine a Light (2006)
O disco A Bigger Bang (2005) rendeu momentos históricos para os Stones. Em fevereiro de 2006, eles se apresentaram para mais de 1 milhão de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio. E, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro daquele ano, fizeram duas apresentações especiais no pequeno palco do Beacon Theatre, em Nova York, registradas pelo diretor Martin Scorsese em Shine a Light, filme lançado nos cinemas em 2008. Disponível em DVD e Blu-ray
Sweet Summer Sun (2013)
Em meio à turnê comemorativa de seus 50 anos de estrada, os Stones voltaram em 2013 ao Hyde Park de Londres para este grandioso show. O ex-parceiro Mick Taylor, convidado especial da celebração, comanda uma memorável versão de Midnight Rambler e sobe ao palco também em Satisfaction. Este show tem um repertório que vem se repetindo nas paradas dos Stones pelo mundo e dá uma ideia do que a banda pode mostrar em Porto Alegre, em março próximo. Disponível em DVD e Blu-ray.