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Conhecido do público gaúcho por trabalhos como a série Peep Classic Ésquilo e Tríptico Samuel Beckett, ambos apresentados em edições anteriores do Porto Alegre Em Cena, o diretor Roberto Alvim retorna ao festival com uma montagem de Júlio César, de Shakespeare. Rebatizada de Caesar - Como Construir um Império, a peça tem sessões desta terça (8/9) a quinta-feira (10/9), às 20h, no Teatro Renascença, a R$ 60 (desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e acompanhante). É um dos cinco espetáculos deste Em Cena que prestam reverência ao bardo inglês, cujos 450 anos de nascimento foram celebrados em 2014.
Shows reúnem os parceiros Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti e Arthur e Lívia Nestrovski
Porto Alegre Em Cena vive ano de superação
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Esta é a primeira vez que Alvim monta um texto de Shakespeare. Sua motivação foi um sentimento de urgência de reler Júlio César em meio aos acontecimentos do Brasil nos últimos tempos. Os embates das eleições presidenciais de 2014, sobretudo a polarização ocorrida no segundo turno, presentificaram para o diretor a ambivalência do jogo político, em que os personagens mudam de posição conforme a reorganização das circunstâncias, adaptando-se a novos cenários. Exatamente como em Shakespeare.
- Em Júlio César, o assassinato de César é desenhado de maneira completamente distinta no discurso de Brutus e de Marco Antônio. Dentro da política, os que detêm cargos de poder têm um discurso hoje que muda completamente amanhã. Isso não é necessariamente uma questão de caráter, mas de circunstâncias históricas que se transformam e exigem mudanças de posicionamento permanentemente - compara Alvim, em entrevista por telefone.
Um filósofo ao piano
Seguindo a estética minimalista que caracteriza a produção do diretor, Caesar conta com os atores Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia revezando-se entre todos os papéis. A trama narra um complô para derrubar César, liderado por Brutus, com a justificativa de que o líder de Roma se tornaria um tirano. Mas, para Alvim, o verdadeiro protagonista da obra é o "processo histórico, assim como ocorre em nossas vidas". A montagem traz o filósofo Vladimir Safatle executando ao vivo, ao piano, a trilha sonora composta por ele mesmo, pontuando durante todo o espetáculo as falas do atores. A descoberta do talento musical do autor foi uma surpresa para o diretor:
- Safatle era um pianista escondido. Assistiu a alguns trabalhos meus no ano passado e me mandou um e-mail com um texto crítico. Fiquei muito feliz. Já era fã dos trabalhos dele como filósofo. Então, ele me mostrou duas gravações com composições sobre poemas do poeta francês Paul Éluard. Na época, eu estava começando a pensar em Caesar e achei uma consonância perfeita.
Por mais que Alvim considere esta a peça mais política de Shakespeare, acredita que o público não deva frui-la com a frieza da razão:
- Não se trata de um debate político em nível de bar ou de telejornal. Trata-se de experienciar o jogo da política esteticamente, finalmente experienciá-lo sensivelmente, proporcionar uma imersão estética na vertigem do processo histórico.
Se há uma lição a ser tirada de Caesar é que, na arte e na vida, nao há heróis. Somos todos demasiadamente humanos. Alvim conclui:
- Para que a gente aja politicamente, há que se vigiar não ao outro, mas a nós mesmos o tempo inteiro. Para que as boas intenções se transformem em violência contra a diferença é um estalar de dedos. Precisamos finalmente sair dessa coisa do político como campo de guerra e perceber que essa é uma guerra que temos que travar o tempo inteiro dentro de nós.
MAIS SHAKESPEARE NO EM CENA
Além de Vertigens, do Circo Girassol (RS), que esteve em cartaz no fim de semana, veja outras atrações por vir
RICARDO III (RJ)
O ator Gustavo Gasparani interpreta 21 personagens na história da ascensão do duque de Gloucester ao trono inglês. Direção: Sergio Módena.
De 16 a 18, às 18h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana
REI LEAR (PE)
A trama sobre os problemas de sucessão do reino da Bretanha é vivida por três atrizes. Direção: Moacir Chaves.
De 17 a 19, às 21h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa
HAMLET FUTEBOL CLUBE (SP)
Marcos Felipe dirige esta adaptação da célebre peça de Shakespeare, ambientando-
a em um campo de futebol.
Dia 19, às 11h, e dia 20, às 15h, no Parque da Redenção (próximo ao Monumento ao Expedicionário)
22º PORTO ALEGRE EM CENA
Até 21 de setembro em diferentes espaços da Capital.
Ingressos de R$ 30 a R$ 80. Desconto de 50% para sócio e acompanhante do Clube do Assinante.
Ponto de venda sem taxa: Usina do Gasômetro (João Goulart, 551), todos os dias, das 12h às 18h.
Pontos de venda com taxa: loja My Ticket Padre Chagas (Padre Chagas, 327), de segunda a sexta, 9h às 18h, sábado, das 10h às 15h), call center 4003-1212 (segunda a sexta, das 9h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h), site ingressorapido.com.br.
Quando houver disponibilidade de ingressos no dia do espetáculo, os bilhetes também serão vendidos uma hora antes do início da apresentação diretamente no local.