Clique na imagem para ver o benefício
Entre as artes cênicas e as artes visuais, o belga Jan Fabre, 56 anos, é um dos criadores de projeção internacional que podem ostentar o epíteto de verdadeiro provocador. Causou comoção na Itália, em 2011, sua releitura da Pietà, de Michelangelo, em que Maria aparecia com rosto e corpo de esqueleto, e Jesus era retratado em estado de decomposição, segurando um cérebro com a mão direita. Assim como o diretor Romeo Castellucci, que apresentou o espetáculo Sobre o Conceito da Face no Filho de Deus no Porto Alegre Em Cena de 2013, Fabre move-se entre o belo e o grotesco, o sagrado e o profano. Entre seus trabalhos mais populares, está uma série de desenhos com caneta esferográfica no Castelo Tivoli, na Bélgica.
Porto Alegre Em Cena vive ano de superação
Meredith Monk celebra 50 anos de carreira em show
Atrações gaúchas do Porto Alegre Em Cena refletem a pluralidade da produção local
É este multiartista quem escreveu, dirigiu e coreografou o espetáculo Attends, Attends, Attends... (Pour mon Père), um solo com Cédric Charron que terá sessões neste sábado (5/9) e domingo (6/9), às 21h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, dentro da programação desta edição do Em Cena. Inspirado na vida do próprio Charron (com quem Fabre tem uma relação artística desde o espetáculo As Long as the World Needs a Warriors Soul, de 2000), a produção busca recursos da dança e da performance para tratar da relação entre um filho e um pai. Os ingressos estão esgotados.
Bisneto do famoso entomólogo Jean-Henri Fabre (1823 - 1915), o que ajuda a explicar a presença de insetos em sua obra, o artista belga busca referências estéticas em pintores como Rubens (1577 - 1640) e Van Dyck (1599 - 1641), além de Bosch
(c. 1450 - 1516). Em depoimento publicado em 2004 no jornal Folha de S. Paulo, Fabre anotou, a respeito de sua identidade: "Quem sou eu? Trabalho com o corpo (no teatro, na dança e em performances), com sangue (desenhos), com a luz (filmes), carcaças de insetos (esculturas)... Mas o tempo todo estou tentando reabilitar o vivo em toda a sua crueza, despertar nosso lado animal. Tento localizar pontos de encontro, reconciliação e intersecção entre o animal e o humano". Sobre o fato de ser considerado um provocador, ele escreveu: "Provocar é despertar o espírito".
Assista ao trailer do espetáculo:
O FESTIVAL
INGRESSOS
Ponto de venda sem taxa: Usina do Gasômetro (Avenida João Goulart, 551, térreo), todos os dias, das 12h às 18h.
Pontos de venda com taxa: site http://www.ingressorapido.com.br/, call center 4003-1212 (de segunda a sexta, das 9h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h) e loja My Ticket (Rua Padre Chagas, 327, loja 6, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 15h).
PREÇOS
De R$ 30 a R$ 80, com desconto de 50% para sócio e acompanhante do Clube do Assinante.
ESGOTADOS
The Souls Messenger (Meredith Monk), Attends, Attends, Attends..., Aula Magna com Stálin, Frida y Diego e o show de Badi Assad.
Internacional
Destaque do Em Cena, belga Jan Fabre dirige solo sobre relação entre pai e filho
Espetáculo estará em cartaz neste sábado e domingo no Teatro da Santa Casa, com ingressos esgotados
GZH faz parte do The Trust Project