Com quatro prêmios, incluindo melhor filme e direção, O Corpo, de Lucas Cassales, foi o grande vencedor da mostra gaúcha de curtas-metragens. Os troféus Assembleia Legislativa para os vencedores do "Gauchão", como é conhecida esta tradicional seção do Festival de Gramado, foram entregues na noite de domingo no palco nobre do evento, o Palácio dos Festivais.
Primeiras sessões em Gramado tiveram como destaque filme fora de competição
Diários de Gramado: o abismo social no festival
Em meio a discursos emocionados dos vencedores - eleita melhor atriz, Gabriela Poester chegou a dizer que estava com "borboletas na barriga e palpitações" -, Cassales festejou o bom momento da produção local lembrando os editais lançados pelo governo do Estado desde 2013 para a produção de longas-metragens, que romperam um hiato de uma década sem premiação em dinheiro do Piratini para os longas gaúchos.
Responsável pela ótima fotografia de O Corpo, Arno Schuh fez, brincando, um convite à plateia:
- Vamos comemorar, beber, ficar loucos.
Daniel Filho recebe homenagem: "os colegas são os grandes professores"
Leia todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado
O Corpo é um dos dois curtas gaúchos selecionados para a mostra nacional - o outro, O Teto sobre Nós, de Bruno Carboni, não foi inscrito na mostra gaúcha, tendo sua exibição em Gramado restrita à competição de curtas-metragens brasileiros. No total, 110 títulos pleitearam um lugar na mostra gaúcha - 19 dos quais foram exibidos durante o fim de semana no evento serrano. Destaque, entre eles, para Por Entre Frestas, de Luini Nerva, que encerrou a sessão homenageando sua diretora, morta em junho, aos 27 anos, depois de trabalhar em diversos projetos e funções técnicas, com dezenas de profissionais do cinema local.
Também receberam troféus da mostra gaúcha Pele de Concreto, de Daniel de Bem, Bruxa de Fábrica, de Jonas Costa, e Rito Sumário, de Alexandre Derlam, entre outros.
Confira a lista completa dos premiados:
Melhor filme: O Corpo
Direção: Lucas Cassales (O Corpo)
Ator: Carlos Azevedo (Rito Sumário)
Atriz: Gabriela Poester (Bruxa de Fábrica)
Produção: Clara Moraes (Madrepérola)
Roteiro: O Corpo
Montagem: Pele de Concreto
Fotografia: O Corpo
Som: Pele de Concreto
Trilha sonora: Rito Sumário
Direção de arte: Da Vida Só Espero a Morte
Troféu Exibição Curtas Gaúchos RBS TV: Consertam-se Gaitas