O Oriente vai parecer um pouco mais próximo de Porto Alegre neste final de semana. Sábado e domingo, das 10h às 17h, o 4º Festival do Japão RS traz para a Capital um pouco da cultura japonesa, oferecendo aos visitantes desde atrações tradicionais até desfiles de cosplay inspirados em recentes desenhos animados.
Leia mais:
Cinco atrações fora do roteiro usual em Porto Alegre
Sete coisas para fazer no inverno: programas ao ar livre
O que fazer na Capital sem pagar nada
O festival ocorre na Academia da Polícia Militar (Coronel Aparício Borges, 2.001) e tem entrada franca - pede-se doação espontânea de um quilo de alimento não perecível. Além de shows de música e dança com membros da comunidade nipônica local e de convidados internacionais, o evento também terá feira de artigos relacionados à cultura oriental e praça de alimentação com comida típica.
- A culinária é o xodó da feira. São cerca de 20 estandes bem movimentados - conta Carol Ayako, da organização do evento.
Daniela Yoshimoto recepcionará visitantes com traje tradicional (foto: Lauro Alves)
O destaque desta edição é a celebração dos 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão, com exposição de imagens e documentos referentes à imigração nipônica no Estado.
- É nossa intenção divulgar as tradições e a história cultural do Japão ao público geral, assim como preservar a cultura e as tradições do país de origem entre os descendentes dos imigrantes japoneses - explica Pedro Hinohara, presidente da comissão organizadora.
O Festival do Japão também acolhe na Academia da Brigada a 9ª edição do Anime Buzz, evento paralelo de fãs da cultura pop oriental. São bate-papos, shows de bandas, concursos de cosplay e arena de jogos eletrônicos.
- Buscamos conciliar o tradicional com o pop - afirma Carol.
Bárbara Chagas desfilará pelo evento em cosplay de anime (foto: Lauro Alves)
A estimativa é de que mais de 50 mil pessoas circulem no final de semana pelo festival.
Para curtir sábado e domingo:
-Os nipônicos conseguiram cativar os gaúchos pelo estômago. Segundo a organização do festival, um dos pontos mais movimentados do evento é a praça de alimentação. São servidos pratos conhecidos dos ocidentais, como yakisoba, temaki e sushi, mas também haverá opções quentes e doces menos populares por aqui. Para quem não se aventura pela cozinha oriental, haverá churros e pastéis.
-Um bazar com 40 expositores vai oferecer artigos como bonsais, bonecas tradicionais e outros produtos relacionados à cultura oriental.
- O Anime Buzz, evento de cultura pop paralelo ao festival, promoverá concurso de cosplay de desenhos animados orientais no sábado, às 15h, e no domingo, às 16h.
-Haverá oficinas de sumie (técnica de pintura), ikebana (arranjo floral), origami (dobradura de papel) e bonsai (cultivo de árvore em vaso). As inscrições ocorrerão nos dias do evento, e o valor varia de R$ 10 a R$ 50.
-Entre as principais atrações musicais do festival, está a cantora japonesa Mariko Nakahira, em atuação desde a infância em festivais e programas de televisão japoneses. Ela se apresenta no sábado, às 13h.
-O grupo Kaito Shamidaiko, de Taubaté, também é um dos destaques do evento, levando ao público a música dos tradicionais tambores orientais. No sábado, às 15h15min, eles se apresentam ao lado do grupo de dança Shinsei. No domingo, fazem show às 13h.
Em imagens, veja como foi o 3º Festival do Japão, no ano passado: