Há 30 anos em Gramado
Autor do livro que deu origem ao longa brasiliense O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum, o jornalista e escritor mineiro Luiz Fernando Emediato subiu ao palco do Palácio dos Festivais junto à equipe do filme. E lembrou detalhes de outra adaptação de uma obra sua - o longa gaúcho Verdes Anos (1985), que Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil dirigiram a partir do conto homônimo, e que foi premiado em Gramado há exatos 30 anos.
A história é boa e despertou a memória afetiva dos frequentadores mais antigos do festival serrano. Já o filme de Ristum, quadrado como uma novela das oito, empolgou apenas parte do público presente.
Leia mais Diários de Gramado
Filmes irregulares e o Coisa Ruim no Palácio
O figuraça do Festival
Os campeões do Gauchão
O abismo social no festival
Bons filmes e calorão na Serra
A tarde é nossa
Tem sido muito boa a presença de público nas sessões vespertinas do Palácio dos Festivais, para acompanhar as exibições de longas-metragens gaúchos. A implementação da mostra de títulos locais, em 2013, é uma das afirmações de Gramado - pela janela de exibição que abre à produção do Estado e, também, pela resposta positiva que vem obtendo do público.
Gramado reúne filmes sobre poder e corrupção no Brasil
Jovens diretores gaúchos falam sobre a relevância do Festival de Gramado
Festival em família
Um dos destaques da mostra de longas gaúchos, neste ano, é o drama (quase) erótico Nós Duas Descendo a Escada, segundo longa de Fabiano de Souza - o diretor dos ótimos curtas Um Estrangeiro em Porto Alegre (1999) e Cinco Naipes (2004). Curiosidade: na quarta-feira, o cineasta apresentou seu filme logo após uma mesa-redonda em homenagem aos 50 anos de Trajetórias do Cinema Moderno, livro de seu pai, o decano da crítica gaúcha Enéas de Souza, lançado em 1965. Enéas correu de uma atividade a outra e não perdeu o filme do filho.
Marília Pêra recebe Troféu Oscarito dos filhos e é aclamada em Gramado
Adèle porto-alegrense
Nós Duas Descendo a Escada acompanha o relacionamento homoafetivo entre duas mulheres ao longo de nove meses. Chama a atenção, no filme, a atuação da atriz Miriã Possani. Sua delicada composição da personagem Adri transformou-a em uma espécie de Adèle porto-alegrense - é difícil ver o longa de Fabiano de Souza e não lembrar de Azul É a Cor Mais Quente (2013), filmaço de Abdellatif Kechiche.
Bom Fim na Serra
A mostra de longas gaúchos termina nesta sexta com a exibição do documentário Filme sobre um Bom Fim. O longa de Boca Migotto, já exibido no festival É Tudo Verdade, deve entrar em cartaz na semana que vem no Cine Santander. Fala sobre o mítico bairro de Porto Alegre, com especial atenção aos anos 1980, quando o "bonfa" era um centro de irradiação da cultura alternativa da Capital.
Cinema para todos
Além da exibição de três filmes com recursos de acessibilidade (para deficientes visuais e auditivos), Gramado sedia nesta sexta-feira um painel sobre o assunto. A mesa Acessibilidade no Cinema - Recursos e Tecnologias será apresentada a partir das 14h, no Hotel Serra Azul. Trata-se de um tema caro ao evento: é o quarto ano que o festival apresenta longas com audiodescrição e libras.
Leia todas as notícias sobre o Festival de Gramado
E agora para algo totalmente diferente...
Gramado começou com calor de 30ºC e ruas cheias em seu primeiro fim de semana. Desde segunda-feira, no entanto, o movimento diminuiu bastante e a temperatura ameaça baixar sempre que o sol se põe - mas muda de ideia na manhã seguinte.
As últimas horas deram indícios de que o cenário pode mudar até o fim de semana - mas só no que diz respeito à presença do público. Deve continuar quente na Serra até o fim do evento, para desespero dos turistas que vieram do norte do país esperando encontrar o frio.
A cidade já começou a ficar agitada, e deve estar tomada de gente a partir desta sexta. É tradição: não há fim de semana mais lotado no inverno de Gramado (inverno?) do que o de encerramento do festival.
Cinema
Diários de Gramado: Adèle e o Bom Fim na Serra
Daniel Feix acompanha o 43º Festival de Gramado e conta os destaques do dia
Daniel Feix
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project