O Brasil não fez feio na segunda edição dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano. Apesar de ter apenas quatro indicações, levou duas estatuetas - melhor documentário para Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Salgado, e melhor animação, para O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. A coprodução entre Argentina e Espanha, Relatos Selvagens, foi a grande vencedora da noite.
A estatueta de atriz, que tinha na brasileira Leandra Leal uma forte concorrente (por seu trabalho em O Lobo Atrás da Porta), acabou ficando mesmo com a argentina Êrica Rivas, de Relatos Selvagens.
Daniel Feix: filme sobre Sebastião Salgado é tocante e revelador
Este foi um dos oito troféus atribuídos a Relatos Selvagens. Além dos Platinos de melhor filme e atriz, recebeu os de diretor, roteiro, montagem, direção de arte, som e música original. Sobrou pouco para o resto dos candidatos. O superfavorito espanhol, La Isla Minima, ficou apenas com fotografia. O melhor ator foi Oscar Jaenada, por Cantinflas. E o melhor longa de estreante foi La Distancia mas Larga, da venezuelana Claudia Pinto.
Brasileiro "O menino e o mundo" é premiado em festival francês de animação
Os prêmios foram entregues num cenário impressionante - o Starlite Marbella, na Cantera de Nageles, um grande auditório cavado em meio a uma pedreira, no alto da Sierra Blanca. Quem tem medo de altura, sofreu na estrada. Mas a paisagem, da qual se vislumbrava o Mediterrâneo ao longe, compensava o susto. Havia mais de 2,5 mil pessoas no auditório, homens em black-tie, mulheres de vestido longo.
Sebastião Salgado fala de "Genesis", projeto que o levou a 30 países em oito anos
Várias celebridades do mundo prestigiaram a festa, como a veterana atriz Rita Moreno, porto-riquenha e dona de um Oscar por Amor, Sublime Amor (West Side Story). Também estiverem presentes o ator Edward G. Olmos e o boxeador panamenho Roberto "Manos de Piedra" Durán.
Cinema
"Sal da Terra" e "O Menino e o Mundo" são premiados no Platino
Grande vencedor da noite foi a coprodução entre Argentina e Espanha Relatos Selvagens
GZH faz parte do The Trust Project