Cultura e Lazer

Fundamental

"O Sétimo Selo" volta ao cinema inaugurando novo projeto de relançamento de clássicos

Série inclui ainda filmes de Fellini, Pasolini e Herzog, que reestreiam nos próximos meses

Daniel Feix

Enviar email
Banco de Dados / Banco de Dados

Em cartaz a partir desta quinta-feira no Espaço Itaú, em Porto Alegre, O Sétimo Selo (1957), de Ingmar Bergman, é o primeiro de uma série de obras-primas históricas a ganhar relançamento nos cinemas.

Três vezes obra-prima: críticos de ZH comentam 'O Sétimo Selo'
Leia outras críticas e reportagens de cinema em Zero Hora

Nada a ver com o projeto Clássicos no Cinemark, realizado desde 2014 com títulos de apelo pop, nem com as produções que a distribuidora Espaço Filmes exibiu no circuito em 2013 (Um Corpo que Cai entre elas). A nova leva de longas, de dar inveja a qualquer outra iniciativa semelhante, chega a partir da parceria da produtora e distribuidora mineira Zeta Filmes com a paulista FJ Cines, que trabalha com clássicos do cinema há mais de 40 anos.

Intitulado Clássica, o projeto levará longas de Fellini, Herzog e Pasolini, além de Bergman, a salas de cerca de 10 cidades brasileiras, mensalmente, até o início de 2016. E o melhor: há planos para novos títulos no ano que vem.



O Sétimo Selo se passa na Idade Média, quando um cavaleiro (Max von Sydow) volta de uma Cruzada, encontra seu país devastado pela peste negra e tenta superar a ameaça da Morte em uma partida de xadrez - as imagens do jogo (no alto desta página) estão entre as mais icônicas da arte no século 20.

O 17º (de um total de cerca de 40) longa-metragem de Bergman foi totalmente restaurado e convertido para o DCP, padrão digital de alta definição - mantendo seu formato original concebido pelo mestre sueco, o clássico 1:37.

Veja, abaixo, o calendário das próximas estreias do projeto:

AgostoA Doce Vida, de Federico Fellini (1960)
SetembroNosferatu, o Vampiro da Noite, de Werner Herzog (1979)
OutubroMamma Roma, de Pier Paolo Pasolini (1962)
NovembroMorangos Silvestres, de Ingmar Bergman (1957)
DezembroFitzcarraldo, de Werner Herzog (1982)
Janeiro8 1/2, de Federico Fellini (1963)

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00