Foi sem grande surpresa que a apresentadora e cineasta Marina Person recebeu a notícia de que não teria o seu contrato renovado com a TV Cultura na última semana. Além dela, outros 52 profissionais foram cortados em função da redução de custos. Ela deixa a emissora oficialmente no dia 20 de agosto.
- Quando saiu a notícia eu já tinha conversado com o pessoal da TV. Está um clima meio chato lá - lamenta Marina.
No comando do programa Metrópolis, a apresentadora revela que, apesar da saída, sua relação com a equipe da atração permanece a mesma.
Após 53 demissões, TV Cultura nega crise
- Eu adoro fazer o Metrópolis. Me dou bem com todo mundo. É uma equipe muito unida, mesmo diante desses solavancos - elogia.
Depois de quase 20 anos de MTV, Marina deixou o canal musical e migrou para a TV Cultura em 2011. Quando chegou à nova casa, segundo ela, o cenário era bem diferente do atual:
Propostas para uma TV pública de qualidade estão longe de virar realidade
Por onde andam os ex-VJs da MTV Brasil
Com novos programas e parcerias, TVE estreia nova grade mirando audiência
- A Cultura era muito mais viva, cheia de projetos, editais de documentários e séries. Algumas coisas foram produzidas, mas não foram ao ar.
Questões como mudança no governo e na presidência do canal são alguns dos motivos que emperraram alguns desses projetos, segundo ela.
- O problema é que as coisas não duram. Tem quatro anos para implementar e, quando estão começando a acontecer, vem o próximo e acaba com o que o sucessor fez - comenta.
Fora das telinhas, Marina promete voltar às telonas em breve. O longa Califórnia, dirigido por ela, tem estreia prevista para novembro. Já Voltando para Casa, em que ela é protagonista, ainda não tem data para ser lançado. Além disso, Marina segue com a produtora Mira Filmes, da qual é sócia, e trabalha em um novo roteiro.
No rádio, a cineasta comanda o Cinedrops, da Eldorado, que fala de música e cinema.
Sobre voltar à televisão, Marina é enfática:
- Por enquanto estou pensando em cinema, que é uma coisa que requer muito investimento de tempo. Não vou procurar nada por enquanto (na televisão).Não tem um projeto pra TV que eu fale "ah, que legal queria fazer nesse momento".
Habilidades culinárias e diversão na internet
Foi durante uma viagem de trabalho que surgiu a ideia do Marinando, programa de culinária fácil, rápida, saudável e descomplicada que ela mantém no YouTube. Ao testemunhar a praticidade com que Marina encarava os ingredientes e as panelas, a equipe a incentivou a gravar as receitas.
Conheça 11 serviços de TV por streaming disponíveis no Brasil
O que começou como uma brincadeira, hoje, tem um canal no site - com vídeos que superam as 50 mil visualizações - e recebe convidados para ajudar no preparo dos quitutes.
- A gente foi acertando o formato. Hoje, ele tem piada, discurso - comenta.
50 filmes que você tem que assistir na Netflix
A aposta na internet também foi feita com base na observação de Marina e na própria experiência de consumo, que deixou um pouco de lado a TV para investir em outras opções:
- O mundo está nesta onda que internet é o grande canal que coisas que podem rolar. Vejo muito mais coisas na internet ou, quando assisto televisão, vejo Netflix ou outras opções on demand. Perdi o hábito de chegar e ligar a TV.
Assista a um episódio de Marinando: