O título original, em alemão, fala em "sétimo anão" (Der 7bte Zwerg). Faz sentido: o protagonista de As Aventuras dos 7 Anões, animação que estreia nesta quinta-feira nos cinemas brasileiros, é Bobo, o mais fofo dos pequenos amigos da princesa Branca de Neve. Aliás, Rose. É este o nome da jovem amaldiçoada pela bruxa má - que, por sua vez, neste filme, foi batizada Dellamorta.
'Minions' é outra opção de animação em cartaz
'Divertida Mente' é imaginativo e encantador
Outras críticas, notícias e reportagens de cinema em ZH
Em As Aventuras dos 7 Anões, tudo é diferente da clássica história dos irmãos Grimm. É mais correto, inclusive, classificar este longa dos diretores Boris Aljinovic e Harald Siepermann de uma grande homenagem aos contos de fada de maneira geral - as citações incluem ainda, entre outros, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, Ali Babá, Gato de Botas...
A trama aborda a jornada dos sete anões em busca de Jack, o ajudante de cozinha por quem a princesa Rose se apaixonou. Só ele - e seu amor - pode libertá-la da maldição de Dellamorta, que, enciumada, congelou-a por cem anos.
Com estrutura de filme musical e sequências que emulam Matrix (1999) e O Tigre e o Dragão (2000), e se aproximam da série Game of Thrones e de outras referências da cultura pop, As Aventuras dos 7 Anões é uma produção alemã com músicas em inglês, que chega em versão dublada ao circuito brasileiro. É mais inteligente do que a média das animações voltadas exclusivamente ao público infantil. Mas não deve comover as "crianças grandes": apesar da reverência ao encanto das histórias fantásticas dos Grimm (e Perrault, e Andersen), tem uma inocência que o põe em desvantagem diante dos desenhos mais descolados da Pixar e da Dreamworks, para citar os ícones do gênero em Hollywood.
Um exemplo é a tentativa de fazer hip hop com os "sereios" que ajudam os anões a chegar à ilha onde fica o castelo de Dellamorta. As Aventuras dos 7 Anões não consegue se livrar da inocência nem quando se esforça. Em compensação, para os pequenos, trata-se de uma bela introdução à magia das histórias de feitiços e amores que desafiam o tempo que encantaram gerações anteriores - não por acaso, em alguns aspectos menos espertas e antenadas do que as atuais.
Mais cinema: novo 'Exterminador do Futuro' é confuso
Filmes narram vidas turbulentas de Bessie Smith e Nina Simone
Nova adaptação de John Green estreia nesta quinta-feira
As Aventuras dos 7 Anões
De Boris Aljinovic e Harald Siepermann.
Estreia nesta quinta-feira nos cinemas.
Animação, Alemanha, 2014.
Duração: 87 minutos.
Classificação etária: livre.
Cotação: regular.