Desde que a campanha do Dia dos Namorados d'O Boticário foi ao ar pela primeira vez na televisão e na internet, a marca virou o centro de uma polêmica. Elogiada por alguns e muito criticada por outros, as peças publicitárias retratam casais trocando presentes. Entre os namorados mostrados estão casais do mesmo sexo e um casal heterossexual.
Não demorou muito tempo para uma campanha de boicote à marca começar a reverberar pelas redes sociais. E o bafafá foi além, devido a reclamações registradas no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o órgão anunciou que abriu um processo para analisar a peça.
Mariana Kalil: para boicotar O Boticário é preciso haver coerência
Para "ajudar" aqueles que pretendem boicotar a marca de perfumes e cosméticos, um grupo de amigos criou um Tumblr que mostra que, se levado à risca, o boicote às empresas que apoiam a união de casais gays, a lista de produtos seria longa.
- Somos pessoas abertas. Pode chamar de gays, héteros, lésbicas, evangélicos...Não precisamos de nenhum rótulo. Mas temos apoio desse povo todo. Somos desses que acham que essa discussão já está velha. Que é uma questão de direitos, não de privilégios. Não somos de nenhuma ONG, não somos de nenhum movimento e não estamos ligados a nenhuma marca. Não somos e não temos pretensão de ser nada além do que pessoas - explica um dos criadores da página.
Em entrevista por e-mail, os criadores contam que a ideia da página foi uma consequência natural ao boicote ao Boticário, sugerido nas redes sociais.
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- É muito fácil ficar boicotando uma marca de perfume e tomar ela como um (mau) exemplo para a família tradicional brasileira. É raso. Qual o mau exemplo? Amar? Dar presente pra quem a gente gosta? - questiona.