Quando a tela da televisão se transformava em um videogame, e o herói tentava salvar a mocinha enfrentando vários obstáculos em uma imitação de Atari ao som de Sugar Sugar, do The Archies (remixada pelo DJ Les And The Kool Kat), era sinal de que Despedida de Solteiro estava no ar.
No inverno de 1992, a trama de Walther Negrão sobre os amigos Pedro (Paulo Gorgulho), Pasqual (Eduardo Galvão), João Marcos (Felipe Camargo) e Xampu (João Vitti) estreava no horário das 18h, na RBS TV. Agora, os telespectadores vão poder voltar à cidade fictícia de Remanso e reviver a história dos quatro amigos condenados por um crime que não cometeram. A novela reestreia hoje, no Viva, e será exibida de segunda-feira a sábado, às 15h30min, substituindo Tropicaliente.
Às vésperas do casamento
No início da trama, os amigos se reúnem para aproveitar a última noite de solteiro de João Marcos. A comemoração, no entanto, termina com o assassinato de Salete (Gabriela Alves) e os quatro são presos durante a cerimônia de casamento de João Marcos e Lenita (Tássia Camargo).
Sete anos depois, o quarteto finalmente é solto, mas mantido em liberdade condicional. Porém, Xampu, gravemente doente, morre. Emília (Lolita Rodrigues), sua mãe, não aceita a morte do filho e passa a odiar Pedro, a quem culpa por todo o seu sofrimento. Ela faz o que pode para atrapalhar o namoro dele com sua filha Flávia (Lúcia Veríssimo), uma moderna executiva da agroindústria.
Durante o tempo em que eles estiveram na cadeia, muita coisa mudou. Lenita desistiu de esperar o ex-noivo e se casou com o carrasco Sérgio Santarém (Marcos Paulo). Marta (Lucinha Lins), irmã de Pasqual, volta do Rio para assumir os negócios da família. Ela mantém um grande mistério: seu filho Leo (Patrick de Oliveira). Temendo a rejeição por ser mãe solteira, ela abandona a criança na porta de Vitório (Elias Gleizer).
Do lado sombrio da trama está o vilão Sérgio Santarém. Os amigos têm de enfrentar as armações do canalha, que não mede esforços para vê-los atrás das grades novamente.
Algumas curiosidades sobre "Despedido de Solteiro":
- A novela foi gravada na cidade cenográfica originalmente criada para Mulheres de Areia (1993), de Ivani Ribeiro, cuja produção havia sido adiada devido à gravidez da protagonista Glória Pires.
- Para dar subsídios ao autor da novela, a produtora de arte Ana Blota fez um levantamento sobre cidades que se sustentavam com a venda de soja, caso da fictícia Remanso.
- A trama marcou as estreias de Helena Ranaldi, Rita Guedes e Patrick de Oliveira na TV Globo. Foi a primeira novela de Letícia Spiller, ex-paquita do programa Xou da Xuxa, no qual trabalhou de 1989 a 1992.
- O personagem Xampu (João Vitti) recebeu o apelido por um motivo óbvio na trama: cabelos longos e bem tratados. Aliás: o ator é pai de Rafael Vitti, que vem fazendo sucesso como o Pedro, da atual temporada de Malhação.
- A novela teve cenas gravadas na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, no pavilhão dos presos "menos perigosos".
Assista a abertura da novela:
*Zero Hora