Seu Galdino Márquez se alimentava de ventanias. Do espinho de qualquer palavra saltava um desaforo. Era macio nos afetos e pedregoso no descontentamento. Pois o taura estava vistoriando o gado na mangueira, quando um fusca amarelecido dá sinais de chegança. E vem chegando o malsinado Inspetor Tonico Alcaide.
- Buenas tardes, Galdino Márquez, seu criado para os bons recados - diz o sestroso campeiro.
- Gordinhas, as vacas - devolve o Inspetor, conhecido nas redondezas por suas mil artimanhas e safadezas. - E o que elas comem, ainda que mal pergunte?
- A bem da verdade, paisano, lhes agrada uma ração de feno.
- O senhor não sabe que feno é ração exclusiva das tropas militares?
E já foi rabiscando uma gorda multa de R$ 2 mil. Seu Galdino cuspia fogo, nas contidas brabezas. O fusca ganhava poeira e o fazendeiro dando rebencaço no tronco da velha figueira para espantar o inquieto espírito das iras. Nem bem tinha virado a estação, nova poeira se levanta com anúncios de chegança do Inspetor Alcaide.
- Buenos dias - disse o Inspetor.
- Nem tanto, lhe asseguro - respondeu Galdino.
- Mas cada vez mais gordinhos as vacas e os terneiros, não é mesmo? O que eles têm comido, ultimamente, se não lhe custa responder?
- De uns tempos para cá, tenho refestelado o manjar delas e deles com quirela de trigo.
- O senhor não sabe que o trigo é importado dos castelhanos, e não pode ser servidos aos bichos, homem de Deus?
E já foi pescando na velha pasta o talãozinho de multas. Seu Galdino montou num javali.
Dezembro já andava algariando os campos quando no mais se apresenta de novo e outra vez o Inspetor, abrindo sem comedimento a porteira da Fazenda das Figueiras.
Um buenas tardes, vem da parte do indesejado Inspetor.
- Malas tardes - entrecruza Seu Galdino num entrechoque cauteloso de adagas verbais.
- Cada vez mais rotundos e lustrosos as vacas, borregos e terneiros, não é mesmo patrão? Só por curiosidade fiscal, o que eles têm comido, de uns tempos pra cá?
Mesclando raivas contidas e desbragalada sabedoria, veio a resposta precisa:
- Pois saiba o senhor Inspetor que resolvi mudar o regime alimentar dos meus rebanhos! Quando a noite se aprochega, dou uns R$ 25 a cada uma das vaquinhas, e todas elas vão a um restaurantezito que fica ali na encruzilhada, escolhem no cardápio o prato que melhor satisfaz seus apetites. E com direito a sobremesa!
Tonico Alcaide ganhou estrada, vaiado pelo latir dos cuscos a morder os pneus, e o cocorejar das galinhas batendo asas para fugir do atropelamento.