Frasista preciso e polemista inveterado, Orson Welles provocou, causou mal-estar e defendeu aqueles que idolatrava em pensamentos divulgados à mancheia nos órgãos de imprensa e em publicações atemporais. Separamos sete pensamentos do grande artista e, na sequência, sete comentários do cineasta cinéfilo sobre colegas e a Hollywood que o cooptou e depois o expulsou, sem saber lidar com seu gênio difícil. Confira:
Cineasta fez muito mais do que 'Cidadão Kane'
7 filmes fundamentais de Orson Welles
Obsessão Welles, por Antônio Xerxenesky
Welles definitivo - 7 frases do grande pensador:
"Um poeta precisa de uma caneta. Um pintor, de um pincel. Um cineasta, de um exército."
"Todos os bons artistas são femininos. Não acredito em artistas cujas características dominantes não sejam femininas. Mesmo artistas homens. E isso não tem nada a ver com homossexualidade."
"Quero dar ao público a sugestão de uma cena. Não mais do que isso. Dê à audiência mais e você não estará ajudando-a. Dê a ela uma sugestão e ela estará trabalhando com você. É isso que dá significação ao teatro, que o transforma em um ato social."
"Os otimistas são incapazes de entender o que significa adorar o impossível."
"O ódio racial não é da natureza humana. É o abandono da natureza humana."
"Nós nascemos sós, vivemos sós e morremos sós. Só o amor e a mais sincera amizade nos dão a ilusão, ainda que momentânea, de que não estamos sós."
"Eu odeio televisão. Odeio tanto quanto nozes. Mas não consigo parar de comer nozes."
Vídeo: críticos de ZH falam sobre Welles:
Cineasta cinéfilo - 7 colegas na visão do diretor:
"Eu prefiro os velhos mestres. Ou seja, John Ford, John Ford e John Ford."
"Os filmes de Fellini são a cidade grande sonhada por um garoto do interior. Ele alcança a sofisticação porque cria com o distanciamento de quem não a teve. Mas às vezes aparenta ser um artista supervalorizado, com pouco a dizer."
"O talento de Godard, como diretor, é enorme. Só não consigo levá-lo muito a sério como pensador. O que ele tem a dizer é o que ele acha dos dias atuais, e, como a maior parte das mensagens do cinema, isso poderia ser escrito na cabeça de um alfinete."
"Buñuel é um homem profundamente cristão que odeia Deus como só um cristão consegue odiar. E, é claro, ele é muito espanhol."
"Dos diretores jovens (declaração dos anos 1960), Stanley Kubrick é o cara que me parece um gigante."
"René Clair é um mestre: ele inventou uma Paris que é só sua, o que é muito melhor do que filmar a cidade real."
"Não sinto raiva do tratamento que Hollywood me deu, mas sim do tratamento que deu a D.W. Griffith, Josef von Sternberg, Erich von Stroheim, Buster Keaton e centenas de outros."