Um dos melhores humorísticos da TV dos últimos tempos encerra sua segunda temporada na noite desta quinta-feira com um grande desafio. Tá no Ar: a TV na TV (RBS TV, 23h10min) vai parodiar, e também homenagear, os 50 anos da TV Globo. Entre os convidados especiais, estão Antônio Fagundes e Alexandre Nero. Nos destaques, o quadro Militante Revoltado promete revelar "50 verdades" sobre a emissora.
A criação de Marcius Melhem, Marcelo Adnet e Mauricio Farias inovou ao satirizar não só os programas mas também a forma como se assiste à TV atualmente. O formato de zapeada garante o ritmo ágil do programa, que atira para todos os lados e não poupa nem as propagandas.
Mesmo tendo sido todo gravado antes da estreia, em fevereiro, o roteiro dos episódios passou por atualizações para, por exemplo, incluir a estreia de Gugu na Record. O que mostra que a turma está mesmo ligada no que rola na programação.
Dos quadros, além de sucessos como Jardim Urgente (que brinca com os programas policialescos) e Galinha Preta Pintadinha (uma paródia do infantil Galinha Pintadinha), uma nova leva foi apresentada - com a qualidade habitual. Um dos destaques foi o Silvio's Greatest Songs, com Adnet dublando Silvio Santos cantando hits como Estoy Aquí, da Shakira, e Hoje, da Ludmilla, ou Gordinho Gostoso, sucesso do último Carnaval com o cantor Neto LX.
Mesmo que a audiência ainda não seja das melhores, os índices aumentaram neste ano. A primeira temporada, exibida em 2014, alcançou média de 10 pontos no Ibope. A atual deve fechar em torno dos 13 pontos. Considerando que muitos programas como o Jornal Nacional e as novelas das nove vêm perdendo público nos últimos tempos, qualquer aumento é significativo.
* Segundo Caderno