Mari (Bruna Marquezine) e Danda (Tatá Werneck) são duas amigas-irmãs nascidas e criadas em Paraisópolis - a segunda maior favela de São Paulo, que faz divisa com o luxuoso bairro do Morumbi. Ambas sonham com uma vida melhor, porém, nem sempre os escrúpulos da primeira acompanham as decisões da segunda.
- Marizete tem mais princípios, enquanto Danda é mais atrapalhada, oportunista. Mas dentro de uma linha de humor.
Quem antecipa esses detalhes é o publicitário e escritor Tarcísio Lara Puiati, 41 anos. Nascido em Santiago, criado em Jaguari e formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele está no time de colaboradores de I Love Paraisópolis, próxima novela das sete da Globo, de Alcides Nogueira e Mário Teixeira.
- A equipe tem quatro colaboradores cujo trabalho é ajudar a escrever a trama. A gente desenvolve diálogos, cenas e também participa dando ideias e sugestões para a novela, dando pitacos em cima da história principal - explica ele, sobre o folhetim que estreia no próximo dia 11.
Esta será a segunda novela que leva o nome de Tarcísio nos créditos. Em 2011, ele ajudou a escrever o remake de O Astro, de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro. Mas daqui até chegar a equipe de redatores da Globo foi uma longa caminhada.
Filho dos comerciantes Marlene e Vinicio - dono de uma conhecida fruteira de Jaguari -, Tarcísio deixou a região central em 1995. Formado em Publicidade, mudou-se para Porto Alegre, onde atuou como publicitário. A vontade de lidar com dramaturgia, porém, o levou para as produtoras de vídeo, onde atuou como diretor de tanto de vídeos publicitários quanto de ficção.
Em 2002, foi para o Rio de Janeiro, onde morou por 14 anos dividindo-se entre direção e roteiro de curtas-metragens. No período, ainda produziu três livros: Rabiola, Caso Arquivado e Amor ou Não. Em 2010, veio a guinada: ele participou de uma seleção de roteiristas da Globo. Dos mais de 350 inscritos, apenas três foram contratados. Tarcísio entre eles.
- Foi uma espécie de Big Brother. As semanas foram passando e as pessoas iam sendo eliminadas. Quem ficou participou de uma oficina para roteiristas de quatro meses. Era um sonho tão grande que eu nem me permitia sonhar. Eu não tinha contatos, não sou filho de pessoa famosa, não havia outro jeito de abrir uma porta se não fosse assim.
As possibilidades da internet
No ano seguinte, Tarcísio estava em O Astro, colaborando em diálogos cômicos do núcleo de Neco (Humberto Martins). Seu bom humor mais uma vez será posto à prova na trama das sete, que promete ser mais ensolarada e divertida que a macrossérie. A responsabilidade de trabalhar em uma atração que entrega audiência para o Jornal Nacional é importante, mas não tanto quanto compreender (e aproveitar) as possibilidades existentes na internet.
- A novela na TV, com horário certo, é só uma das pontas. Ela continua nas redes sociais, na internet. No Gshow (site da Globo), há cenas extras e blogs de personagens que as pessoas podem acompanhar. Não temos como medir a audiência, mas o número de acessos já ajuda. Em O Astro, agregamos muitos comentários de usuários do Twitter na história. E há muitas possibilidades de estender a trama para a internet.
Apesar de viver há 20 anos em grandes centros, Tarcísio não abre mão de voltar a Jaguari para visitar a família e os amigos antigos. Pelo menos duas vezes por ano, a cidade em que cresceu revitaliza suas energias:
- Tudo é sempre inspiração. Sempre há boas histórias. Adoro muito de voltar para casa.