Estar perto do próprio ídolo é o sonho de muitos fãs ao redor do mundo. Imagine, agora, poder participar das gravações do filme mais recente de uma das mais famosas franquias cinematográficas, e, ainda, poder conversar com o ator Daniel Craig, que interpreta o sedutor agente secreto James Bond, das sequências de 007. O sonho de um jovem gaúcho se tornou realidade e o santa-mariense foi o único fã brasileiro a presenciar as gravações. À convite da produtora da franquia, Sony Pictures, com viagem e todas as despesas pagas, o jovem esteve no México por cerca de seis dias.
Marcos Kontze, 30 anos, que é estudante de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano conta que desde os 11 anos é fã da franquia 007. Ele, que mora em Santa Maria, foi convidado pela Sony Pictures a fazer parte de um grupo de 15 jornalistas que participaram de um dia no set de filmagens do longa-metragem "007 Contra SPECTRE", a mais recente produção da franquia de filmes de James Bond, que está sendo rodado na Cidade do México.
O evento fechado para a imprensa internacional aconteceu no terraço do Gran Hotel Ciudad del México, no último dia 27 de março, que serviu de apoio para a produção durante as filmagens no país. Durante todo o dia, a imprensa - e o brasileiro - puderam acompanhar as cenas que estavam sendo gravadas no Zócalo, na Praça da Constituição.
No local da visita, também estavam presentes membros importantes da produção, como figurinistas, designers e atores. No mesmo dia, o estudante foi encaminhado até um cinema da cidade onde, após um coquetel com a presença do presidente da MGM Gary Barber, foi mostrado, pela primeira vez, o teaser trailer de "007 Contra SPECTRE", 15 minutos antes do lançamento mundial online.
Após o coquetel, todos foram relocados em um hotel, onde Kontze teve a oportunidade de entrevistar Daniel Craig, que já encarna James Bond pela quarta vez.
- Foi uma experiência inexplicável e surreal. Principalmente porque eu estava lá como jornalista, e não como fã. Entre o bombardeio de perguntas, consegui fazer uma diretamente pra ele, em apenas 20 minutos de conversa - comemora Kontze.
Após o retorno para o Brasil, na última quarta-feira, Kontze relata que tem certeza de que possui muita coisa para contar e mostrar.
- Posso dizer que, em uma semana no México, vivi um sonho pessoal e profissional, algo que não vou esquecer jamais. E, claro, espero que seja apenas o começo - confessa o santa-mariense.
E não foi por acaso que o jovem foi parar lá, a paixão de Kontze pela franquia 007 vem de longa data. Segundo ele, tudo começou com o jogo GoldenEye 007, desenvolvido para o console Nintendo 64. Na época, entre os anos de 1996 e 1997, o interesse pelo jogo motivou o menino a assistir aos filmes que já haviam sido produzidos.
- Comecei a alugá-los em VHS, em uma locadora da cidade, e assisti-los diariamente, um a um. Alguns meses depois, uma revista lançou a "Coleção James Bond 007", onde vendia uma fita VHS de um dos filmes, com um fascículo trazendo curiosidades e informações. Comprei todos, assisti novamente aos filmes e li todos os folhetos - relembra Kontze.
Ele conta que sempre teve um interesse maior por filmes de espionagem, que envolvessem ação, explosões, tiroteios e perseguições de carros. Como os filmes de James Bond - desde o primeiro, lançado em 1962 - sempre tiveram esses ingredientes, acompanhá-los tornou-se uma diversão a cada novo filme que Kontze assistia.
Foto: Sony Pictures Entertainment / Divulgação
"Praticamente respiro 007"
Por gostar tanto do personagem principal, Kontze começou a escrever sobre James Bond na página do fã-clube oficial do personagem no Brasil, a Comunidade 007 Brasil, em 2006. Com acesso à informação em primeira mão, ele decidiu que era a hora de ter um site próprio. Foi então que, em 2011, ele criou o James Bond Brasil (jamesbondbrasil.com), onde compartilha, com os fãs brasileiros de James Bond, as informações mais importantes a respeito da franquia.
- Desde 2006 eu já escrevia sobre James Bond. Nesse mesmo ano, fiquei encarregado da sessão de notícias do site, e tornei-me um dos administradores do fã-clube. Sempre garimpei muito material online. Eu, praticamente, respiro 007 - conta Kontze.
De acordo com o estudante, o site se tornou conhecido e com acessos de diversos países durante a cobertura das gravações de "007 - Operação Skyfall" em 2011 e 2012, feita por Kontze. Por conseguir informações exclusivas - desde os bastidores até fotos das filmagens, os acessos à página do santa-mariense foram uma recompensa pela dedicação, já que o site é alimentado apenas pelo estudante.
- Grandes sites nacionais e internacionais de cinema já falaram a respeito do meu site. Conhecidos portais sobre o personagem também divulgaram o James Bond Brasil em algumas de suas matérias. Esse ano, em parceria com a Sony Pictures do Brasil, divulgamos com exclusividade o título nacional do filme no país: "007 Contra SPECTRE" - comemora o jovem.
A recompensa pela dedicação
Por conta desse fascínio e dos quase 20 anos desde que começou a acompanhar a série e colecionar itens, Kontze já investiu muito dinheiro na compra de itens pessoais e de boxes dos filmes.
- É difícil detalhar em valores o que já foi investido durante todo esse tempo, até mesmo porque tem itens com valores pessoais. Tenho várias edições dos filmes em VHS, DVD e Blu-ray, além de livros e revistas sobre o personagem. Também coleciono réplicas de itens que apareceram nos filmes, como as pistolas Walther PPK e P99 e o anel usado pelos agentes da SPECTRE - conta o estudante.
Em 2012, ele havia publicado uma matéria da produção de "007 - Operação Skyfall", que continha os, até então, desconhecidos nomes dos personagens do filme e alguns diálogos de cenas importantes. Poucas horas após a publicação, a Sony Pictures do Brasil entrou em contato com o brasileiro pedindo para que ele retirasse o conteúdo do ar, por conter informações confidenciais.
- Mesmo assim, desde que esse episódio aconteceu, fui convidado para a estreia do filme no Brasil, em 2012, e recebo em primeira mão notícias oficiais para a imprensa nacional. Como sou o editor do site, e cooperei naquela ocasião, meu nome ficou na lista de parceiros - relata o santa-mariense.
Como o site de Kontze, o James Bond Brasil, tornou-se bastante conhecido entre os fãs da franquia, e a cobertura das filmagens de "007 - Contra SPECTRE" é uma das principais do mundo, o convite veio por conta deste reconhecimento. A informação da Sony Pictures, confirmando a visita - com tudo pago - nas locações da Cidade do México chegou apenas 15 horas antes de o santa-mariense pegar o avião em Porto Alegre.
- Foi um misto de nervosismo e ansiedade, com realização e emoção, e claro, muita correria. Foi muito gratificante, já que tanto depois todo o meu trabalho havia sido reconhecido oficialmente - orgulha-se o jovem.
* Colaborou Michelli Taborda