O baterista da Tópaz, Leandro Neko, não chegava perto do instrumento há quase meio ano. Com os outros membros da banda, a coisa não é muito diferente. Em outubro do ano passado, nove dias depois do show de lançamento do disco Nós Somos os Piores, a vida dos guris sofreu uma mudança brusca, que deixou a música em segundo plano.
Cris Möller, fundador, vocalista e guitarrista do grupo, sofreu um acidente de motocicleta e permaneceu internado no hospital até o final de março. Agora, ele vê os parceiros lançarem o EP Ao Vivo em Marrocos, em uma ação que pretende arrecadar fundos para o tratamento pelo qual terá de se submeter nos próximos meses. Enquanto Cris não volta, o resto da banda e os fãs esperam, na expectativa pela recuperação.
- Esse disco é um brinde, o importante é o dinheiro para o Cris. Estamos totalmente focados na recuperação dele - diz o vocalista e baixista, Alexandre Nickel.
Ao Vivo em Marrocos - o disco não foi gravado em Marrocos, mas no estúdio de Lucas Silveira, da Fresno, em São Paulo - traz versões acústicas de músicas conhecidas da Tópaz na voz de amigos da banda. Thedy Corrêa (Nenhum de Nós), Rodrigo Costa (Forfun) e Uyara (Banda Mais Bonita da Cidade) estão entre as participações especiais nas sete músicas do EP, que inclui uma faixa inédita, Nada é Maior.
Nickel conta que a maior parte dos músicos não foi sequer convidada, mas que entrou em contato pedindo para participar. A corrente do bem seguiu forte com os fãs: em pré-venda, o disco já tem mais de mil cópias comercializadas a R$ 25 - soma que já ajuda a pagar parte do tratamento, que deve incluir fisioterapia intensa por tempo indeterminado.
- O Cris está benzaço, a gente se fala muito seguido. Mentalmente, ele está perfeito, pilhado, conversa sobre futebol, música, diz que está louco para ver como que o disco ficou. Só o corpo que ainda está se recuperando, aos poucos - conta Nickel.
ZH tentou falar com Cris, mas ele preferiu ainda não se manifestar publicamente. Ainda que muita gente tenha se oferecido para quebrar o galho durante a recuperação dele, a banda não pensa em subir aos palcos tão cedo.
Nickel diz que shows de lançamento do EP até podem ser realizados para ajudar nas vendas, mas não há nada marcado. Se acontecerem, a banda deve fazer como nesses últimos meses, avisando aos fãs pelo Facebook - é por lá que todas as novidades sobre Cris são compartilhadas.